Nova Era - Organização Contábil

Quer abrir um negócio mas não sabe como? Entenda como funciona o MEI 

Com o cadastro de Microempreendedor Individual, o profissional está isento de tributos federais; categoria recebe cobertura da Previdência Social

Contábil Nova Era*
28/08/20 às 18h25

O primeiro semestre de 2020 foi marcado por instabilidade financeira e política em decorrência da pandemia do novo coronavírus. As maiores potências econômicas do planeta entraram em crise e a economia mundial tenta se recuperar. 

Porém, são em cenários conturbados que as oportunidades podem surgir, ou serem criadas, segundo especialistas na área de empreendedorismo. Muitas pessoas perderam os seus empregos e decidiram empreender em meio à crise. 

A formalização de profissionais como MEI tem trazido bons resultados à economia do País. Até o mês de abril de 2020, mais de 586 mil pessoas se cadastraram no Portal do Empreendedor como MEI, neste ano. 

A modalidade ultrapassou a marca de mais de 10 milhões de cadastros no total também em abril. Desde a sua criação, o número de profissinais formalizados vem aumentando a cada ano, tendo alcançado um milhão de inscrições em 2011. 

Você sabia que é possível abrir uma empresa e pagar uma quantia menor de impostos por se tratar de um pequeno negócio?

Saiba tudo sobre como se tornar um MEI (Microempreendedor Individual):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É possível desenvolver diversas atividades enquanto MEI; o eletricista é um dos exemplos (Foto: Banco de imagem)

O que é MEI? 

O MEI, sigla para o termo Microempreendedor Individual, foi criado em 2008 e possibilita o registro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) com intuito de formalizar o pequeno empresário. 

Geralmente, os trabalhadores que utilizam esse cadastro possuem uma empresa virtual, conhecida pela sigla ILTDA. Ou seja, uma empresa que independe de um estabelecimento fixo para o seu funcionamento. 

O profissional MEI trabalha como autônomo e presta serviços legalmente como pequeno empresário. Porém, existem algumas regras. Dentre elas, estão: 

  • Possuir um faturamento anual de até R$ 81.000,00 por ano. Ou seja, R$ 6.750,00 mensalmente;

  • Não ter sócios ou não ser titular de outra empresa.

Vantagens

  • Contratar apenas um funcionário, com pagamentos de um salário mínimo mensal ou o piso salarial, de acordo com a categoria e seguindo as normas da CLT.

  • Possibilidade de emitir notas fiscais de produto ou serviço, de acordo com sua atividade. Não é uma regra emitir este tipo tributo para consumidores pessoa física, somente para outras empresas. As NF (Notas Fiscais Eletrônicas) também não são obrigatórias.

  • Quem possui cadastro como Microempreendedor Individual está apto a abrir uma conta pessoa jurídica em qualquer banco no território nacional.

  • O MEI faz parte da cobertura do Simples Nacional, sendo assim isento dos tributos federais, como Imposto de Renda, PIS, entre outros. 

Aposentadoria 

Mas quem trabalha como MEI pode se aposentar normalmente? A resposta é sim. 

Por se tratar de um profissional formalizado, ao manter as contribuições à Previdência Social em dia, o microempreendedor terá direito a se aposentar em decorrência da idade de acordo com o carência, em que o tempo mínimo de contribuição é de 180 meses a contar do primeiro pagamento em dia. Deste grupo, as mulheres teriam o direito a partir dos 60 anos e homens, dos 65. 

O profissional MEI também pode requerer e dar início a outros serviços da Previdência, como: auxílio doença, aposentadoria por invalidez e salário maternidade. 

No segundo caso, é preciso ter contribuído um ano com o órgão, calculando a partir do primeiro dia de pagamento Já no terceiro, é necessário ter 10 meses de contribuição, também seguindo as mesmas  regras.

(Foto: Nova Era Contabilidade/Divulgação)

Serviço

Ficou interessado em formalizar-se como MEI? Clique aqui e saiba mais sobre como fazer o cadastro.

Ainda possui dúvidas se o seu negócio se encaixa nas regras e como proceder com o cadastramento? Não se preocupe!

A Nova Era Contábil possui profissionais altamente capacitados e sempre atualizados com as normas trabalhistas, contábeis e administrativas para ajudar você.

Organização Contábil Nova Era

Rua Torres Homem, 146, no Centro - Araçatuba (SP)

Telefones: (18)  3117-5310 / 3624-6931 

Email: novaeraata@contabilnovaera.com.br

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante/Com informações do Portal do Empreendedor e Sebrae

Há mais de 26 anos, a Organização Contábil Nova Era marca presença no mundo dos negócios, oferecendo o que considera o mais importante produto de uma organização, o conhecimento.

Com uma equipe extremamente capacitada e preocupada em buscar constantemente o que há de mais novo no mercado, nosso objetivo é trazer um trabalho sério, competente, com o intuito de agregar valores e aumentar o capital intelectual de nossos parceiros (clientes), tornando suas organizações bem sucedidas e preparadas para conquistar o mercado. 

Endereço: R. Tôrres Homem, 146

Telefone: (18) 3117-5310

 MAIS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
VEJA TODAS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.