Nova Era - Organização Contábil

Reforma tributária: como fica a mudança no IR para pessoa jurídica

Alíquota para empresários, que atualmente é de 15%, deve chegar a 10% em 2023; veja quais são as outras alterações propostas no projeto de reforma

Nova Era Contábil*
24/07/21 às 19h00
(Foto: Imagem Ilustrativa)

O governo federal apresentou um projeto no dia 25 de junho, que faz parte da reforma tributária para a modificação da alíquota do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica). 

Pelo projeto da reforma, a alíquota, que atualmente é de 15% para empresários, cairia para 12,5% em 2022. Já para 2023, a queda seria de 10%.

De acordo com o governo, a redução da tributação é para aumentar a produtividade, competitividade e gerar mais empregos, favorecendo, assim, os investimentos.

Pagamento em ações

Com o novo projeto, pagamento de gratificações e participações de lucros feitos com ações para sócios e dirigentes, não poderão mais ser deduzidos como despesas no imposto de renda.    

Juros sobre capital próprio

O juros sobre capital próprio também deve ser extinguido, já que, segundo o governo, a possibilidade foi criada quando era difícil ter acesso a créditos, e as empresas, se autofinanciavam com recursos dos sócios.

Reorganização de empresas

A reorganização de empresas e tributação do ganho de capital na venda de participações societárias também devem ser retiradas do imposto de renda, impedindo o aproveitamento indevido sobre as deduções na hora da venda de participações para sócios.

Ganho de capital indireto

Para se alinhar ao padrão internacional, a proposta da mudança no imposto para Pessoa Jurídica sugere ainda que seja suspenso o ganho de capital direto. A medida possibilita empresas intermediárias na venda de ativos para pagamento de impostos.

IRPJ e CSLL

Outra mudança prevista no projeto é de que todas as empresas deverão apurar o IRPJ e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) trimestralmente, podendo ser compensado 100% do prejuízo de um trimestre nos três seguintes.  

A última medida do projeto que foi anunciada é a simplificação, onde as empresas vão poder fazer a aproximação das bases de cálculo de IRPJ e CSLL no objetivo de deixar mais fácil as obrigações tributárias.     

(Foto: Divulgação)

Sobre a Nova Era Contábil

O escritório Nova Era Contábil, localizado em Araçatuba (SP), conta com uma equipe especializada e pronta para ajudar empresários e empreendedores dos mais variados modelos de negócio.   

Faça uma visita e conheça as vantagens de ter uma assessoria completa para a sua empresa principalmente neste período de pandemia.

SERVIÇO

Rua Torres Homem, 146, Centro. Telefones: (18) 3117-5310 / 3624-6931. Email: novaeraata@contabilnovaera.com.br

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Há mais de 26 anos, a Organização Contábil Nova Era marca presença no mundo dos negócios, oferecendo o que considera o mais importante produto de uma organização, o conhecimento.

Com uma equipe extremamente capacitada e preocupada em buscar constantemente o que há de mais novo no mercado, nosso objetivo é trazer um trabalho sério, competente, com o intuito de agregar valores e aumentar o capital intelectual de nossos parceiros (clientes), tornando suas organizações bem sucedidas e preparadas para conquistar o mercado. 

Endereço: R. Tôrres Homem, 146

Telefone: (18) 3117-5310

 MAIS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
VEJA TODAS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.