Nova Era - Organização Contábil

Teste de covid pode ser declarado no IR 2022; Saiba mais 

De acordo com a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 34,1 milhões de declarações neste ano

Nova Era Contábil*
09/03/22 às 19h00
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Começou nesta segunda-feira (8), a Declaração do Imposto de Renda 2022. Chegou a hora do contribuinte acertar as contas com o Leão. De acordo com a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 34,1 milhões de declarações neste ano.

Algumas mudanças na declaração já haviam sido anunciadas ainda no ano passado, uma delas é que a declaração terá um prazo mais curto. Neste ano, ela será realizada de 7 de março a 29 de abril.

Teste de covid-19

Uma novidade que está animando os contribuintes é que os valores gastos com testes de covid-19 poderão ser deduzidos da declaração como despesa médica. Mas atenção, isso só vale para os exames que foram realizados em laboratório, desde que haja a comprovação do pagamento.

Pix

Uma das principais mudanças para os contribuintes é o recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) por meio de Pix, sistema que já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e micro e pequenas empresas do Simples Nacional.

Outra mudança é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, onde o contribuinte recebe um formulário preenchido e realiza a confirmação dos dados antes de os enviar ao Fisco.

Atenção aos prazos

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física segue até as 23h59 do dia 29 de abril. Quem perder o prazo vai ter que desembolsar R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor, para pagamento de multa.

Auxílio emergencial

Os contribuintes que receberam o auxílio emergencial e conseguiram emprego no ano passado, dificilmente deverão devolver o benefício. Será necessário preencher a declaração e pagar imposto somente nos casos de a soma dos rendimentos tributáveis ultrapassar R$ 28.559,70 em 2021.

(Foto: Divulgação)

Sobre a Nova Era Contábil

O escritório Nova Era Contábil , localizado em Araçatuba (SP), conta com uma equipe especializada e pronta para ajudar empresários e empreendedores dos mais variados modelos de negócio.   

SERVIÇO

Rua Torres Homem, 146, Centro. Telefones: (18) 3117-5310 / 3624-6931. Email: novaeraata@contabilnovaera.com.br.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Há mais de 26 anos, a Organização Contábil Nova Era marca presença no mundo dos negócios, oferecendo o que considera o mais importante produto de uma organização, o conhecimento.

Com uma equipe extremamente capacitada e preocupada em buscar constantemente o que há de mais novo no mercado, nosso objetivo é trazer um trabalho sério, competente, com o intuito de agregar valores e aumentar o capital intelectual de nossos parceiros (clientes), tornando suas organizações bem sucedidas e preparadas para conquistar o mercado. 

Endereço: R. Tôrres Homem, 146

Telefone: (18) 3117-5310

 MAIS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
VEJA TODAS DE NOVA ERA - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.