Mato Grosso do Sul terá uma semana de tempo instável , com variação no volume de chuva e elevação gradual das temperaturas. Segundo a Climatempo , o Estado é a principal área de alerta do Centro-Oeste para tempestades pontuais e elevados acumulados.
Nesta terça-feira (6), mesmo com o sistema frontal já afastado sobre o oceano, a atmosfera continua úmida e instável. A previsão indica chuva de moderada a forte intensidade desde as primeiras horas do dia, acompanhada de trovoadas e possibilidade de temporais isolados.
O aquecimento durante o dia deve favorecer novas áreas de instabilidade e pancadas de chuva em diferentes períodos.
Campo Grande pode ter 25 mm de chuva
Na Capital, o sol aparece entre nuvens, com possibilidade de chuva rápida durante o dia e à noite. Os acumulados podem ultrapassar 25 milímetros , enquanto a temperatura máxima deve chegar a 27°C .
A maior presença de nuvens e as chuvas deixam o clima mais ameno principalmente no sul, sudoeste e centro do Estado . Já no norte, o calor ganha força, com Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora podendo registrar até 33°C .
Quarta-feira terá mais sol e calor
Na quarta-feira, a redução do cisalhamento do vento e o afastamento dos sistemas anteriores diminuem a possibilidade de tempestades organizadas.
A previsão aponta início de dia com tempo firme na maior parte de Mato Grosso do Sul. Durante a tarde, porém, o calor combinado à umidade deve provocar pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade, avançando a partir do sul.
Os maiores volumes podem ocorrer no sul, sudoeste e nordeste .
Com mais períodos de sol, as temperaturas sobem:
- Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora: até 35°C ;
- Campo Grande: sol entre muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite e máxima de 31°C .
Durante a noite, a tendência é de redução das instabilidades.
Quinta-feira terá chuva e calor intenso
Na quinta-feira (8), uma perturbação em altitude, associada a uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, deve reforçar novamente as instabilidades em Mato Grosso do Sul.
A manhã começa com sol e poucas nuvens. A partir do fim da manhã, pancadas de chuva de moderada a forte intensidade devem atingir o sul e sudoeste , avançando posteriormente pela região central e se concentrando no leste até a noite.
Também há possibilidade de temporais isolados nas áreas de fronteira com a Bolívia e o Paraguai .
Ao mesmo tempo, o calor aumenta principalmente no norte e centro-norte do Estado:
- Alcinópolis e Pedro Gomes: máxima de 38°C ;
- Coxim: até 37°C ;
- Campo Grande: sol entre algumas nuvens, sem previsão de chuva e máxima de 33°C .
