Economia

Aumentar a Eficiência de Sua Fazenda por meio de Tecnologia e Inovação

Há muitas abordagens modernos e aqui vamos tratar de forma simples como aumentar a eficiência da sua fazenda

H+ Andradina
30/10/21 às 10h09

1. Intro:

1.1. Há muitas abordagens modernas e de alta tecnologia para a agricultura. A agricultura tradicional tem resistido ao teste do tempo. Envolve o uso intensivo de conhecimentos indígenas, uso da terra, ferramentas tradicionais, recursos naturais, fertilizantes orgânicos e crenças culturais dos agricultores. Esta prática é utilizada pela metade da população mundial.

 

Um dos métodos tradicionais populares de agricultura é:

A agroflorestação é um dos métodos mais antigos de agricultura. Envolve o plantio e a manutenção deliberada de árvores no mesmo pedaço de terra onde as plantações se cultivam. Este é um processo que resulta na criação dum microclima único.

A rotação de culturas é a prática de cultivar diferentes culturas na mesma terra, dependendo da estação do ano. Ele ajuda a manter a produtividade do solo, reduzir pragas, minimizar o uso de produtos químicos e maximizar o rendimento. A prática ajuda a controlar a erosão do solo através de sistemas radiculares estáveis no solo.

Semear mais de duas culturas ao mesmo tempo também é conhecido como cultivo intercalar, ou cultivo misto. Esta é uma ótima maneira de maximizar o uso dos recursos, aumentar o rendimento e a diversidade de culturas no mesmo pedaço de terra.

A policultura é um sistema de cultivo de várias plantas de diferentes espécies na mesma área. Ela aumenta a biodiversidade vegetal e combate ervas daninhas, pragas e doenças sem o utilização de produtos químicos. Ele ajuda a reduzir a erosão do solo e a aumentar o rendimento sustentável. Melhora a qualidade do solo. 

Cultivo em terraços é a prática de cortar as áreas planas de uma paisagem montanhosa ou de terreno colinoso para cultivar as culturas. A prática é utilizada desde os arrozais da Ásia até as encostas das montanhas em todo o mundo.

1.2. Uma pesquisa no Google de uma palavra que significa eficiência retorna a seguinte definição - alcançar a máxima produtividade com o mínimo de esforço ou despesa desperdiçada.  Gosto de pensar na eficiência como um rácio, ou fracção. Na maioria das vezes, o valor de entrada da equação é tempo ou dinheiro.  A eficiência é algo pelo qual quase todos se esforçam em algum aspecto da sua vida.

Existem duas formas de melhorar a eficiência. O primeiro, reduzir as despesas de entrada. O segundo, aumentar o rendimento.  Como agricultor, você é capaz de controlar os aspectos diferentes da eficiência.  O que afeta diretamente a produção.  Para efetivamente reduzir as despesas e aumentar o rendimento, você deve considerar todos os aspectos de rentabilidade dentro dos campos.  Todos os campos têm algum grau de variabilidade agronômica - rendimento, fertilidade do solo, elevação, tipo de solo, etc.  

 

2.  Como Tornar Sua Fazenda Mais Eficiente

- Edição de genes 

O debate em torno dos alimentos geneticamente modificados continua. Mas a edição de genes está se tornando cada vez mais importante para as culturas de alimentos básicos. Deixando de lado o debate realmente importante sobre este assunto, os agricultores podem editar a sequência de ADN das plantas (às vezes chamada de "programa vivo"). Os agricultores fazem isso para aumentar sua resistência às mudanças climáticas, para que consumam menos água e aumentem seus rendimentos. Isto é especialmente importante para culturas básicas como arroz e trigo, cujos rendimentos baixos podem levar à escassez de alimentos ou a picos de preços que prejudicam as comunidades pobres. Por exemplo, a edição de genes no Instituto International de Arroz nas Filipinas permite desenvolver variedades de arroz que consomem menos água e produzem mais nutrientes. 

- Monitoramento de culturas 

Uma fazenda moderna normalmente não está sem sensores eletrônicos. Eles são distribuídos em todo o campo e monitoram várias condições. Os gadgets enviam dados para o servidor da fazenda ou para a nuvem. Estes dados são sempre analisados automaticamente. Os dados enviam instruções para o sistema de irrigação automatizado da fazenda. O sistema pode até mesmo adicionar a dose apropriada de fertilizante, se necessário, antes que a quantidade certa de água seja alimentada através da esteira de gotejamento. Tal cinto percorre as fileiras de culturas. A tecnologia de cultura conectada também pode monitorar outras condições do solo. Eles monitoram os níveis de nitrogênio, o que informa aos produtores onde e quando adicionar fertilizantes.

- Otimize seu Sistema de Irrigação

O uso da água é crucial para o cultivo de culturas.Não coletar água da chuva significa pagar pelo uso da água em seu terreno. O sistema de irrigação por gotejamento pode resolver este problema. Este é um sistema de distribuição de água sintonizado com as necessidades das plantas, direciona a água diretamente para as raízes e garante menos escorrimento e evaporação. Isto economiza tanto dinheiro quanto água.

- Otimize o Deslizamento das Rodas

Deve haver algum escorregamento entre os pneus e a superfície do solo para uma operação eficiente. O escorregamento limitado melhora a eficiência de tração. Esta é a relação entre a potência da barra de tração e a potência do eixo. O escorregamento também pode salvar uma válvula de segurança contra sobrecargas de choque que poderiam danificar a rede de tração. Para reduzir o desgaste no grupo motopropulsor é necessário algum deslizamento das rodas. Por causa do lastro muito grande, um pouco de correntes deslizantes os pneus deslizam para o chão. Portanto, a energia e o combustível ficam desperdiçados ao tentar mover o trator sobre o solo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.