Fique por Dentro

Noroeste também fica com pior trecho da hidrovia

As eclusas das usinas de Três Irmãos e Jupiá devem estar enferrujadas por falta de uso.

 Castilho - Noroeste Rural
10/05/21 às 10h38
Noroeste Rural

As eclusas das usinas de Três Irmãos e Jupiá devem estar enferrujadas por falta de uso. A hidrovia Tietê/Paraná vem funcionando sem o tremo sul, com destino à bacia do Prata.

São mais de 300 quilômetros só dentro do Estado de São Paulo, que poderiam estar sendo usados para transporte de produtos agrícolas, matérias primas ou para fortalecer o turismo fluvial.

Segundo as empresas concessionárias que agora tocam as usinas, as eclusas são de responsabilidade é do Ministério dos Transportes. Em Jupiá ( Usina Engenheiro Souza Dias ) a eclusa está sem uso desde que a CTG assumiu a gestão da hidrelétrica. Eles dizem que o contrato de concessão não incluiu a operação da eclusa.

Há quatro anos a ex-prefeita Fátima Nascimento, de Castilho, não conseguiu autorização para passar pela barragem usando a eclusa e colocar um importante barco turístico na parte a jusante do reservatório.

Esse episódio serviu para se avaliar o tamanho do descaso do Governo, com todo projeto hidroviário no cone sul do Brasil, por onde passa pelos Estados do Paraná. Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A parte ativa da hidrovia vem de Goiás e Mato Grosso, passa pelo Canal de Pereira Barreto e sobre o Rio Tietê vai até Anhembi, na região de Campinas.

Segundo reportagem publicada na Revista Veja, no ano de 2020 a Hidrovia Tietê/ Paraná transportou para o Estado de São Paulo 2,1 milhões de toneladas. Quatrocentos mil a menos que no ano anterior. A hidrovia inteira tem 2.400 quilômetros.

Noroeste Rural
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM FIQUE POR DENTRO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.