Cada vez mais profissionais de áreas que só eram encontrados nos grandes centros estão estabelecendo em cidades do interior, e Andradina está sendo um dos lugares.
Dra Laise é formada pela Unimar com especialização em alergia e imunologia pela UFRJ. Ela se encantou pela imunologia, descobrindo que era realmente, sua vocação na medicina. Mesmo sendo uma área relativamente nova, a alergia e imunologia já eram conhecidas na antiguidade, como a asma e alergias alimentares. “Sabemos que as alergias, em sua maioria, não tem cura, mas hoje há tratamentos que atuam na melhora da qualidade de vida de quem as tem”, conta Laise.
Ela explica que as doenças alérgicas podem se desenvolver em qualquer idade, e fatores genéticos/hereditários tem papel chave no seu desenvolvimento. “Os sintomas das doenças alérgicas são resultados de eventos que envolvem o sistema imunológico – o sistema de defesa do nosso organismo, contra substâncias entendidas como estranhas”, revela. “Quando alguém predisposto ao desenvolvimento de alergia entra em contato com um alérgeno ao qual é sensível, uma cadeia de reações acontece, e em outros contatos, o organismo reage de forma exagerada e aparecem os sintomas clássicos das alergias, como inchaços, espirros, chiado de peito, tosse, entre outros”, resume.
Nesta especialidade é comum que o paciente tenha um primeiro contato após indicação de outros especialistas, como o pneumologista, dermatologista, otorrinolaringologista, reumatologista, gastroenterologista, infectologista entre outros. “Pois, os sintomas das doenças alérgicas e imunodeficiências primárias são interligados aos diversos sistemas, e muitas vezes, o paciente procura o especialista que seja mais direcionado àqueles sintomas e órgãos”, comenta Laise.
Para que se consiga um tratamento eficaz, deve-se tratar, além dos sintomas, as causas, quando possível. “São inúmeras as causas das alergias, e formas de reação de sensibilidade, e são diferentes à cada um, por isso o tratamento é específico a cada paciente”, conta.
“As infecções de repetição, podem decorrer de alguma desregulação imunológica, ou consequências de asma e rinite não bem controladas”. O alergista e imunologista é o profissional recomendado à todos que apresentem doenças alérgicas, como asma/bronquite, urticária, eczemas (irritações na pele), alergia alimentar ou medicamentosa. Laise reforça que “o tratamento pode ajudar em todos os casos, desde pessoas com doenças graves e crônicas, àqueles com quadros mais simples, como rinite leve”. Procurar o especialista, diante destes quadros, é importante para o próprio bem-estar.
Drª Laise atende na Clínica Camargo&Barros, na rua Humberto de Campos, 928. Fone (18) 3722-5050.