Geral

Empreendedorismo nas Escolas: Compromisso do Novo Secretário Estadual da Educação

 O Estado de São Paulo avança na implantação do Plano Estadual de Educação Empreendedora - PEEE para escolas de nível Fundamental e Médio.

Deputado Itamar Borges  - Assessoria de Comunicação
14/06/18 às 13h14
(Deputado Itamar Borges - Assessoria de Comunicação)

 O Estado de São Paulo avança na implantação do Plano Estadual de Educação Empreendedora - PEEE para escolas de nível Fundamental e Médio. O Plano foi elaborado pela Secretaria da Educação e membros da Frente Parlamentar do Empreendedorismo - FREPEM.

 Nesta segunda-feira (11/06), o deputado Itamar Borges, presidente da FREPEM, e especialistas em educação empreendedora, reuniram-se com o novo Secretário da Educação João Cury, e sua equipe, para discutir encaminhamentos que buscam acelerar a implantação do PEEE.

 “O empreendedorismo passou a ocupar uma posição de destaque no campo econômico e social no Brasil. Por isso é essencial que nossas crianças e jovens tenham contato com a educação empreendedora, para que possam ter o protagonismo de sua inserção social e de sua própria história”, afirmou o deputado Itamar Borges.

 O Secretario mostrou-se entusiasmado com o plano e, dentre outras iniciativas, comprometeu-se a criar um comitê gestor, junto ao gabinete “Será importante inclusive envolver outras Secretarias, ampliar o impacto dessa política pública, chegar em toda a rede, envolver a comunidade escolar, os pais e a sociedade. O empreendedorismo também envolve os fornecedores da Secretaria, as famílias dos alunos e professores. Esta cultura empreendedora é que desenvolve as cidades”, falou o João Cury, que foi prefeito de Botucatu e premiado pelo Sebrae por implantar políticas locais de apoio ao empreendedorismo.

 O Plano de Educação Empreendedora está norteando o ensino de mais de 3,7 milhões de estudantes das 5 mil unidades da Secretaria da Educação e 221 escolas técnicas do Centro Paula Souza. O documento é composto por 11 metas e reúne uma base comum de conceitos, objetivos, comportamentos e habilidades que são referências para elaboração de cursos e atividades.

 Além das atividades transdisciplinares em sala de aula, outras atividades também serão realizadas, por exemplo: Feira do Jovem Empreendedor, para exposição dos projetos de empreendedorismo desenvolvidos pelos alunos; clube do Jovem Empreendedor, para dar continuidade aos projetos desenvolvidos nos cursos e apresentados na Feira do Jovem Empreendedor.

 Outra ação estratégica que foi discutida com o novo secretário é a implantação do Centro de Educação Empreendedora, com a missão de desenvolver metodologias, cursos (a distância, inclusive), jogos, materiais didáticos e disciplinas; capacitar e treinar professores; promover feiras, exposições, eventos e prêmios; estimular as atividades com os alunos; e promover parcerias com outras escolas, universidades, instituições de fomento e apoio ao empreendedorismo, empresas e organizações sociais.

 Também participaram da reunião, a secretária adjunta Cleide Bauab Eid Bochixio; o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação- FDE, Luis Celso Vieira Sobral; o presidente do SESCON-SPMarcio Shimomoto, responsável pela secretaria executiva da Frente; o consultor Silverio Crestana e representantes das instituições: Aliança Empreendedora, Centro Paula Souza, DSOP - Educação Financeira, Empreende IFA, SENAC, Fiesp, Mackenzie, Manacá Atitude Empreendedora, Sebrae-SP, UFABC, SENAI, Sesi, Desop- Educação Financeira; e coordenadores CGEB da Secretaria da Educação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Deputado Itamar Borges - Assessoria de Comunicação)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.