Aconteceu na última segunda-feira, 22, mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Pereira Barreto. Diferentemente das outras semanas, sessão foi rápida, já que os vereadores não apresentaram nenhuma indicação, requerimento e moção.
Apenas o legislador João Thereza (PMDB) respondeu aos questionamentos feitos pelo seu colega de bancada Carlos Alberto de Almeida Salles (PDT) sobre a Comissão Processante contra Antônio Dias Pereira (PSB).
O momento foi tenso, pois Thereza demonstrou irritação porque Carlão da Água colocou sua postura na CP como suspeita. João avisou que levaria o caso à Justiça. Vale lembrar que João Thereza é o presidente da Comissão Processante que avalia denúncia oferecida por Carlão contra o vereador Dias.
Após a leitura da Ata, o presidente da Câmara Municipal, Chico Barbeiro (PRB), passou a palavra para João Thereza, presidente da Comissão Processante. O vereador iniciou falando de um requerimento enviado por Carlão da Água pedindo a troca dos membros da CP, pois considerava suspeita a participação de Walt Disney (PV) e Thereza, já que ambos votaram contra a abertura do processo.
“Eu tomo muito cuidado para não misturar as coisas. Meu voto foi para que a Comissão não fosse aberta por falta de indícios da denúncia feita pela senhor. Agora a Comissão Processante seguiu todas as bases legais analisando o caso”, explicou João Thereza. “O senhor está em seu quarto. Não posso acreditar que tenha feito este documento”, acrescentou.
Carlão afirmou ainda que o motorista e ele não foram ouvidos, ou seja, não houve recolhimentos de provas contra o Capitão Dias. João Thereza rebateu, explicando que o processo ainda não chegou nesta fase. “Um vereador, no qual não vou citar o nome, pois foi muito educado comigo, perguntou quais os motivos que o motorista da Câmara Municipal não foi ouvido. Expliquei que a lei está sendo seguida à risca. Ainda não chegou nesta fase. Nós, da Comissão Processante, apenas estamos seguindo a lei”, declarou.
O pouco público presente na Casa Legislativa não se conteve e riu das frases de João Thereza contra Carlão da Água. “O senhor insistiu neste documento numa resolução que não foi posta no documento da denúncia”, falou Thereza, o que promoveu discretos risos por parte do público, indicando a inocência de Carlão ao apresentar a contestação.
Num dos momentos que mais chamou a atenção do público presente, João Thereza fez uma pergunta retórica diretamente a Carlão da Água. “Se eu e o Walt Disney, que votamos contra a abertura da Comissão Processante, somos impedidos de fazer parte da CP e o senhor e os outros vereadores que votaram a favor, também são? Nenhum vereador, portanto, pode integrar a Comissão?”
Por fim, João informou que os membros da Comissão Processante vão entrar na justiça contra o vereador porque Carlão da Água disse que era suspeito Thereza e Walt Disney participarem da CP após serem desfavoráveis a abertura da denúncia. “Nós vamos interpelar o senhor (Carlos Alberto) na Justiça”, declarou.
João Thereza não deixou claro se ele e Walt Disney acionarão a Justiça contra Carlão ou se, no processo, também está incluído Cleber, o outro membro da Comissão Processante.