Geral

Mortes de gado podem ter sido por causa de milho úmido com uréia

 De Ribas do Rio Pardo, a 130 quilômetros de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, veio a notícia de que 1.

RIBAS DO RIO PARDO - Noroeste Rural
10/08/17 às 08h45
(Noroeste Rural)

 De Ribas do Rio Pardo, a 130 quilômetros de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, veio a notícia de que 1.100 animais que estavam num confinamento, morreram de uma hora para outra. A nossa reportagem ouviu veterinários e profissionais ligados ao setor rural e teve informações de que só duas causas poderia ter provocado a morte dos animais: a toxina alimentar ou o botulismo.

 Em ambos os casos, o motivo teria sido a ingestão de alimento inadequado. Há situações registradas como semelhantes, em animais que consomem um suplemento chamado “uréia” e que em seguida ingerem água. Esses produtos geram uma solução tóxica, capaz de provocar a morte. O fazendeiro emitiu comunicado dizendo que o assunto será investigado, e que não há motivo para tanta divulgação.

 Os pecuaristas do Mato Grosso do Sul dizem que essa notícia poderá ser usada contra a carne nacional, uma vez que a alimentação inadequada é responsável pelo maior de todos os males causados pela zoonose bovina: “a vaca louca”. Essa semana a imprensa divulgou um caso suspeito de morte humana por contaminação do vírus da “vaca louca”. O fato teria ocorrido em Campo Grande e o paciente com 57 anos de idade, apresentou sintomas como perda de memória e degeneração mental.

 Há algumas semanas antes, o Governo Americano já havia suspeitado da qualidade da carne brasileiro, quando suspendeu as importações, alegando nódulos de inflamação no meio das peças. Mais tarde se verificou que o motivo era a falta de cuidados higiênicos na aplicação da vacina contra a febre aftosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Noroeste Rural)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.