Os alunos do Curso de Agronomia da Fundação Educacional de Andradina – Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina estão pesquisando variedades crioulas de milho com o objetivo de identificar aquela que é melhor para a nossa região.
Estas variedades crioulas são populações ou variedades que se tornaram adaptadas pelos agricultores por meio de condições naturais ou por seleção artificial. O plantio dessas variedades de milho, no sistema de produção orgânico, ocorreu em 13 de dezembro de 2017, de acordo com a lei de orgânicos nº 10.831.
A semeadura foi manual com auxilio de matracas, a retirada das plantas daninhas foram realizadas com enxadas e a irrigação pelo método de aspersão. As variedades crioulas avaliadas são: 1. Sol da Manhã; 2. Eldorado; 3. MC-20; 4. MC-50; 5. Caxambu; 6. Demétria; 7. Roxo ABD; 8. BR 106; 9. Coruja; 10. Taquaral; 11. Ribeirão; 12. Caiano de Goiás; 13. ZMG 01; 14. Fortaleza; 15. Aliança e 16. Branco.
Segundo o Prof. Dr. Leandro Barradas Pereira (Coordenador da Pesquisa e Coordenador do Curso de Agronomia), os resultados gerados serão de grande importância para os agricultores familiares do território de Andradina, pois estas sementes são livres e pode ser cultivadas e guardadas, proporcionando autonomia e soberania alimentar.
Os alunos participantes da pesquisa são: Gabriel Banos, Gustavo Dias, Kauê Barbarotto, Nubia Crispim, João Padovan, Alan Cardoso e Gabriel Geminiano. Segundo Kauê Barbarotto vivenciar na prática as experiências de condução da cultura do milho está sendo fundamental para sua formação agronômica.