Geral

Projeto concede reposição salarial de 10,6% a trabalhadores da Prefeitura de Andradina

Além de vereadores, a reunião teve a participação de secretários municipais que estiveram a disposição para explicações sobre suas pastas. O projeto do prefeito também mudou a data base para a revisão do salário dos servidores de 1 de maio para 1 de janeiro de cada ano.

Andradina - Assessoria de Comunicação
17/01/22 às 17h35
Assessoria de Comunicação

A Câmara dos Vereadores de Andradina deverá votar nos próximos dias o Projeto de Lei que concedem a recomposição da inflação aos servidores públicos municipais. Pela primeira vez em vários mandatos os servidores serão reajustados no valor total da inflação em seus salários, o que vai proporcionar uma reposição superior a 10%.

Nesta segunda-feira (17), o prefeito Mário Celso Lopes se reuniu com vereadores em seu gabinete para explicar seu projeto, além de por a par de outros atos do município. “Entendemos que o reajuste repõe as perdas inflacionárias é um direito dos servidores e estamos trabalhando para a real valorização dos servidores públicos, tanto nos vencimentos como nas condições dignas de trabalho”, disse.

Além de vereadores, a reunião teve a participação de secretários municipais que estiveram a disposição para explicações sobre suas pastas. O projeto do prefeito também mudou a data base para a revisão do salário dos servidores de 1 de maio para 1 de janeiro de cada ano. O corpo de secretários de Governo já havia realizado uma rodada de discussão do tema como o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Andradina, onde foi lembrado que os servidores estão há anos sem reajuste salarial que repusesse ao menos a reposição inflacionária.

Reajustes/Inflação

Em 2013 o reajuste dos servidores foi de 3,02% enquanto a inflação foi de 6,10%. Em 2014 foi o último ano em que o reajuste dos servidores foi igual ao da inflação com 6,28%. Em 2015 os servidores foram reajustados em 2,50% enquanto a inflação foi de 8,17%. No ano de 2016 o salário foi reajustado em 5,00% enquanto a inflação bateu em 9,28%. Em 2017 foi um ano negro para o funcionalismo que recebeu 0,00% de reajuste ante a uma inflação de 4,08%. Em 2018 o reajuste foi de 2,68%% enquanto a inflação foi de 2,76% e em 2019 o reajuste foi de 3,00% enquanto a inflação foi de 4,94%.

O reajuste

O reajuste proposto concede a inflação acumulada de 2021 pelo IPCA-IBGE que foi de 10,06%, não pode deixar de ser observado que a mudança da data base do reajuste proporcionou um ganho real nos salários dos servidores no percentual de 1,44%. Na Revisão proposta, o funcionalismo recebera 5% de reajuste em janeiro e 5,06% em maio.

Segundo o secretário da Fazenda Norival Nunes, nos últimos oito anos a Inflação calculada pelo IPCA-IBGE, considerando o período de 1º de maio a 30 de abril de cada ano. Como os números da Inflação serão considerados para fins de análise da política salarial adotada pela Administração Municipal nesse período, vamos desconsiderar a inflação de 2020 uma vez que a concessão de Revisão Salarial neste período estava vedada pela Lei Complementar Federal nº 173 que vedou os reajustes a servidores.

Homenagem

Após a reunião o prefeito Mário Celso prestou uma homenagem ao vereador Helton Rodrigo, o Coxinha Prando inaugurando a cópia do cheque simbólico de R$ 1,7 milhão fruto das devoluções do vereador em seu mandato como presidente da Câmara Municipal. “São exemplos como este, de rigor nas contas públicas, que nos fazem acreditar nas mudanças impulsionadas pelos bons exemplos. Esse quadro vai ficar exposto em nosso gabinete enquanto formos prefeito e que inspire outros vereadores”, disse.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.