Política

Câmara aprova lei de Shiomi que autoriza prova de laço

Projeto de Lei de autoria do vereador Geraldo Shiomi Júnior, declara o exercício e a prática das atividades da “Prova de Laço” como patrimônio cultural imaterial também no município de Andradina.

Andradina/SP - De autoria do vereador Geraldo Shiomi Jr, o projeto atende a vontade dos praticantes e do grande púb
29/07/20 às 14h32
(Foto: Arquivo Pessoal)

Projeto de Lei de autoria do vereador Geraldo Shiomi Júnior, declara o exercício e a prática das atividades da “Prova de Laço” como patrimônio cultural imaterial também no município de Andradina.
Junto com outras matérias de interesse do Poder Executivo Municipal, o projeto foi aprovado em Sessão Extraordinária realizada na segunda-feira (27) e, além de elevar a “Prova de Laço” a patrimônio cultural, autoriza e institui normas e critérios para a realização e fiscalização das atividades esportivas e culturais com a participação de espécies bovinas e equinas em Andradina.

“A intenção é apoiar os praticantes, promover e difundir os esportes equestres e em especial atender e regulamentar a atividade no sentido de conciliar a vontade popular com o bem-estar animal” explica o vereador Geraldo Shiomi Júnior.

O Projeto aprovado com os votos de todos os vereadores presentes na sessão elege o bem-estar dos animais como prioridade. Associações, entidades ou os grupos promotores da atividade devem observar nos seus eventos os termos da Lei Federal nº 13.873/2019 que inclui o laço como manifestação cultural nacional e a Portaria 199/2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que regulamenta as modalidades equestres do laço – individual, laço em dupla e laço comprido.


Entre as normas e critérios para a realização das atividades, o acompanhamento e responsabilidade médico/veterinária é obrigatório e o animal só poderá participar de cinco corridas por dia. Fica expressamente proibido também a permanência de animais em currais por mais de duas horas após o encerramento do evento.

Andradina sempre se destacou pela tradição pecuária, cuja atividade data do princípio da ocupação do oeste paulista onde as lidas campeiras são trabalhos secular. Atividade início também da própria história do município onde o rodeio e as provas de laço são a recriação em forma de cultura da Terra do Rei do Gado. O projeto foi aprovado em votação única e segue para sanção da Prefeita Tamiko Inoue. (Com: O Jornal da Região)

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.