Política

Fevereiro define futuro político de Edson Gomes

O prefeito Edson Gomes (PP), afastado do cargo desde outubro de 2017, quando deixou a prisão, ainda não pode assumir a Prefeitura.

Ilha Solteira - Douglas Cossi Fagundes
06/01/20 às 10h33
(Reprodução)

O prefeito Edson Gomes (PP), afastado do cargo desde outubro de 2017, quando deixou a prisão, ainda não pode assumir a Prefeitura. Isso porque o Tribunal de Justiça do Estado ainda não julgou um habeas corpus, que pode ou não liberá-lo para assumir o comando do Município. A previsão é que isso aconteça em fevereiro.

No último dia 17 de dezembro, por unanimidade, a sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar um habeas corpus apresentado pela defesa de Edson Gomes (na ação penal por associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso), aceitou o argumento de que o prefeito sofre coação ilegal, além de considerar que o afastamento é uma cassação indireta do mandato.

O ministro relator, Rogério Schietti Cruz, disse que “a suspensão do exercício da função pública persistem por prazo exagerado, por mais de dois anos, sem que haja a mínima previsão para o julgamento da ação penal” e que Edson Gomes “não pode ficar à mercê de restrições por tempo excessivo”.

Apesar da vitória, Edson ainda está impedido de assumir a Prefeitura, porque também está impedido de assumir o comando do Município na ação penal sobre possíveis irregularidades na compra de equipamentos de proteção individual para a Prefeitura de Ilha Solteira, durante o seu último Governo. A defesa também entrou com um habeas corpus nesse caso, que pode ser julgado em fevereiro.

Caso soniga nova vitória, ainda há incertezas sobre decisão do mesmo STJ, que determinou a suspensão de seus direitos políticos. Não se sabe se isso já seria aplicado neste mandato. (com Ilha de Notícias)

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.