Política

Governo de Andradina volta a discutir retirada dos trilhos e ferrovia Norte-Sul em Brasília

Pedir a retirada dos trilhos da cidade ao mesmo tempo em que luta para manter o traçado original da ferrovia Norte-Sul pode parecer contraditório a primeira vista, mas não quando se está pensando no desenvolvimento como é o caso do Governo de Andradina que está nesta terça-feira (5), em Brasília, fazendo a discussão na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

Secom/Prefeitura - Andradina
05/08/14 às 20h53
Chefe da assessoria técnica internacional na ANTT, Noboru Ofugi, apoia Andradina em reunião com o prefeito Jamil e secretários Messias e Ari (Secom)

Pedir a retirada dos trilhos da cidade ao mesmo tempo em que luta para manter o traçado original da ferrovia Norte-Sul pode parecer contraditório a primeira vista, mas não quando se está pensando no desenvolvimento como é o caso do Governo de Andradina que está nesta terça-feira (5), em Brasília, fazendo a discussão na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

No caso do contorno ferroviário é apenas para retirar a linha férrea e destravar a área urbana da cidade, mas mantendo-a em território andradinense para se encontrar com a ferrovia Norte-Sul na zona rural o que deixará a cidade como ponto estratégico com ligação via ferrovia para os quatro cantos do Brasil.

Na ANTT o prefeito Jamil Ono (PT), acompanhado do secretário de Governo, Manoel Messias de Almeida, e de Desenvolvimento, Emprego e Renda, Ari Guimarães Soares, estiveram com o chefe da assessoria técnica internacional, Noboru Ofugi, com os dois assuntos em pauta.

Com relação ao contorno ferroviário o Governo de Andradina está correndo contra o tempo e insistindo em fazer o pleito porque o que hoje já é ruim com todo o centro da cidade parando quando passa uma locomotiva tende a ficar ainda pior devido ao projeto Vetria.

Este projeto consiste em transportar minério retirado do maciço de Corumbá (MS), até Mairinque (SP), em composições de até 140 vagões, que é mais que o dobro dos que já cruzam a cidade diariamente, e que tendem a passar de hora em hora.

Para acelerar a retirada dos trilhos o prefeito Jamil explicou que o município já fez por conta própria o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), que apontou o contorno como a opção mais viável para Andradina e também vai fazer por conta própria o Projeto Executivo para deixar a parte documental totalmente pronta na busca pelo investimento do Governo Federal que segundo o estudo ficará em torno de R$ 90 milhões.

Diante da documentação e do detalhamento feito na reunião, Ofugi que vem sendo um dos principais contatos do Governo de Andradina na ANTT, se comprometeu em reforçar o pedido junto ao DNIT (Departamento Nacional de Transportes Terrestres), para a liberação desta obra de Andradina.

“Ele nos afirmou sobre o andamento do projeto Vetria que vai inviabilizar o trânsito em Andradina e complicar ainda mais a questão da segurança na cidade já que com o aumento de locomotivas aumenta também os riscos de acidentes e um descarrilamento na área urbana da cidade pode representar uma tragédia para nossa cidade”, comentou o secretário de Governo, Manoel Messias.

Com relação à ferrovia Norte-Sul foi confirmado está mantido o traçado original de Estrela do Oeste a Panorama que vai passar então entre Andradina e Castilho e, diante desta informação o prefeito Jamil vai seguir agenda em Brasília para discutir projetos que possam transformar a cidade em um ponto de referencia comercial a partir do transporte ferroviário de carga.

“Podemos colocar Andradina em um cenário comercial estratégico por ficar em um local privilegiado onde as ferrovias que ligam os quatro cantos do País vão se encontrar”, é a análise do prefeito Jamil Ono que vislumbra um desenvolvimento não apenas local, mas também regional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.