Política

Jamil deixa o goveno de Tamiko e deve disputar as convenções para eleições a prefeito

Pré-candidato à prefeitura de Andradina/SP, o ex-prefeito de dois mandatos Jamil Ono (PODEMOS) se afastou do cargo de Assessor de Assuntos Estratégicos no último dia 1 de julho.

Hugo Leonardo - Hoje Mais Andradina
05/07/20 às 19h31
Jamil foi o maior cabo eleitoral de tamiko e o seu assessor para os assuntos estratégicos (foto: Arquivo Hoje Mais)

Pré-candidato à prefeitura de Andradina/SP, o ex-prefeito de dois mandatos Jamil Ono (PODEMOS) se afastou do cargo de Assessor de Assuntos Estratégicos no último dia 1 de julho.

Ele, que já foi vereador por três mandatos, prefeito por dois mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e candidato a deputado estadual por duas vezes, deve tentar a eleição para prefeito em seu terceiro mandato. Aliados próximos dizem que este deverá ser o quarto mandato de Jamil, que tem grande influência no mandato corrente de Tamiko Inoue (ex-PCdo B e atualmente filiada no PSDB).

Nos últimos quatro anos, Jamil atuou como Assessor de Assuntos Estratégicos, com uma sala colada no gabinete de Tamiko, tendo uma porta para a recepção e uma porta direta ao gabinete da prefeita. Sua participação no governo corrente por esses três anos e meio é inegável. Tamiko foi sua sucessora. e Jamil o seu principal cabo eleitoral nas eleições 2016.

Lula e Dilma abriram as portas do governo de Jamil para conquista e emendas e programas (Secom)

O Jamil do PT e o Jamil do Podemos

O grande sucesso administrativo de Jamil Ono está intimamente ligado as presidências de Lula e Dilma do PT. O Jamil filiado ao PT teve grande suporte do Partido dos Trabalhadores para conquistas importantes para a cidade como a liberação dos recursos do PAC2 que construiu galerias e pavimentação. Através do Minha Casa Minha Vida, programa que é uma das marcas do PT nacionalmente, foram construídas mais de mil casas na cidade. A maior marca de Jamil neste período foi o de conquistador de emendas e programas.

No “pequeno” Podemos, e sem os fortes eixos com os Governo Federal, Jamil conta com a fama de grande estrategista político para retornar ao cenário político. Sua principal estratégia nas últimas três eleições foi a de gastar a sola do sapato. Na primeira eleição, em cima de um caminhão toco percorreu os bairros da cidade e acabou sendo eleito com os votos de protesto. Na reeleição caminhou a pé e não fez um comício sequer, pedindo "perdão" aos eleitores pelo o que ainda não tinha feito (deu certo). Para eleger a professora Tamiko, ainda desconhecida no meio político, se pôs a caminhar, em várias frentes. O resultado foi uma eleição apertada e vitoriosa.

Administrando suas ações em um segundo gabinete dentro da prefeitura, e afastado da população, nos últimos três anos e meio, resta saber qual a estratégia deve ser usada por ele nas eleições de 15 de novembro.

Afastado da política por 20 anos, o nome do empresário vem sendo preparado pelo PSDB (foto: Cleber Carvalho/Arquivo)

Outros candidatos

O único partido que já lançou pré-candidatos a prefeito e vice em Andradina foi o Cidadania, com o jornalista Marco Aurélio e o comerciante Adeilson Fernandes.

O PSDB ainda não confirmou a candidatura do empresário Mário Celso Lopes, apesar dessa possibilidade estar sendo praticamente aclamada nas redes sociais e ser previamente apoiada por cinco partidos. Especula-se a pré-disposição de apoio do Partido Verde, PSL, PROGRESSISTAS e SOLIDARIEDADE à iniciativa do PSDB.  

As discussões na via de “Centro”, ainda se situam entre quem seria pré-candidatos a prefeito e vice, que sairiam do DEMOCRATAS, com Flávio Amorim e Maurício Carneiro, dois ex-candidatos a prefeito. O DEM, já teria os apoios confirmados do PRTB e PDT.

No mais é esperar.   

Na via de Centro estão maurício Carneiro e Flávio Amorim pelo DEMOCRATAS (Foto: Hugo Leonardo)
O jornalista Marcos Aurélio, o "Marquinhos do Debate", é confirmado pré candidato pelo Cidadania (Arquivo Pessoal)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.