Política

Jamil discute implantação de porto seco para alavancar desenvolvimento

Os investimentos do Governo Federal em infraestrutura pelo País podem trazer uma grande conquista no desenvolvimento da região com a instalação de um porto seco no encontro da linha férrea existente com a ferrovia Norte-Sul que está avançando e vai passar entre Andradina e Castilho.

Secom/Prefeitura - Andradina
08/08/14 às 14h12
Governo de Andradina discutiu no DNIT construção de intermodal no cruzamento entre ferrovias (Secom)

Os investimentos do Governo Federal em infraestrutura pelo País podem trazer uma grande conquista no desenvolvimento da região com a instalação de um porto seco no encontro da linha férrea existente com a ferrovia Norte-Sul que está avançando e vai passar entre Andradina e Castilho.

O assunto foi debatido pelo Governo de Andradina através do prefeito Jamil Ono (PT) em reunião ocorrida na sede federal do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), na quarta-feira (6), em Brasília.

Com o entroncamento entre as duas ferrovias a região passará a ter ligação direta para os quatro cantos do País com grande escala de transporte de carga através das locomotivas.

Segundo o prefeito Jamil o analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT, Marco Antônio Blotta, informou que a obra do cruzamento entre as ferrovias em si já será de um grande volume de investimento porque deverá acontecer em desnível com as duas linhas funcionando de maneira independente e sem interrupções no caso de encontro de locomotivas.

“Este encontrocamento vai favorecer a construção de um intermodal com armazenamento e carregamento de cargas e mercadorias que vai transformar a área em um local estratégico de logística das empresas que utilizam o transporte ferroviário”, comentou Jamil.

Porém, ao mesmo tempo em que pensa no desenvolvimento regional o Governo de Andradina também enxerga nesta situação a necessidade de acelerar o processo do contorno ferroviário para tirar a linha férrea da área urbana da cidade.

De acordo com o secretário de Governo, Manoel Messias de Almeida, a tendência é que o volume de locomotivas cresça nos próximos anos e Andradina pode ficar com a mobilidade urbana inviabilizada já que a cada passagem de trem a cidade praticamente para.

“Por isso não estamos medindo esforços e colocamos o contorno ferroviário como uma das nossas bandeiras, pois a retirada da linha férrea do centro urbano vai representar um grande salto de qualidade e no desenvolvimento de Andradina”, comentou Messias, indicando que o DNIT confirmou o andamento do projeto Vetria que consiste em transportar minério retirado do maciço de Corumbá (MS), até Mairinque (SP), em composições de até 140 vagões com capacidade de exploração de 50 anos.

“Nós do Governo de Andradina diante da liderança do prefeito Jamil estamos trabalhando não em um projeto somente para agora, mas que vai trazer resultado para as próximas gerações e estamos certos que juntos com o Governo Federal vamos retirar a linha férrea da área urbana da cidade”, enfatizou o secretário de Governo.

Durante a reunião Blotta informou que conhece a situação de Andradina pessoalmente por ter feito questão de passar na cidade durante uma das vistorias nas obras do contorno ferroviário em andamento em Três Lagoas (MS) e pelo que viu a remoção da ferrovia é o único caminho para o município resolver a situação.

Para acelerar o contorno ferroviário o Governo de Andradina já realizou o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), e vai investir também com recursos próprios no Projeto Executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.