A nova escola do Sesi inaugurada na manhã desta quinta-feira (15), com a participação do prefeito Jamil Ono (PT), representa para o Governo de Andradina o modelo de política de transformação e valorização da cidade através de projetos ousados como este com o investimento de quase R$ 15 milhões na educação.
O terreno de 20 mil metros quadrados que antes abrigava apenas um barracão abandonado que depreciava um ponto nobre da cidade, na esquina da avenida Barão do Rio Branco com a Engenheiro Silvio Shimizu, foi doado pelo Governo de Andradina à Fiesp e agora abriga uma das unidades de ensino mais desenvolvidas da região.
A inauguração foi feita pelo presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, junto com a sua equipe formada pelo superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, a diretora regional do Sesi Araçatuba, Salete Surani Fracaloss, a administradora escolar do Sesi/Andradina, Claudia Cristina da Silva Gonsales.
A unidade de ensino tem estrutura de primeiro mundo com o padrão Sesi de qualidade e teve todo o comprometimento do Governo de Andradina que acompanhou cada passo da obra.
“Por ser um dos maiores investimentos que Andradina já recebeu em educação fizemos um acompanhamento diário da construção e gostaria de parabenizar toda a equipe do Sesi em nome do presidente Paulo Skaf, por proporcionar não só aos alunos, mas às famílias deles e porque não dizer a toda população andradinense, pois cada centavo investido em estudo representa milhões na formação de novos cidadãos e é isso que teremos com essa nova escola”, disse o prefeito Jamil.
Essa determinação do Governo de Andradina foi elogiada por Skaf durante seu discurso que enfatizou inclusive às viagens do prefeito Jamil Ono e equipe a São Paulo para saber de cada passo da obra.
Skaf também não deixou de enaltecer toda a equipe de trabalho e disse que agora conta com a dedicação de todo o corpo docente entre diretores, coordenadores e professores para que o investimento na estrutura seja representado na educação de cada uma das crianças que estudam na unidade.
“É incrível ver a emoção nos olhos dos alunos, pais e professores, nosso objetivo é formar cidadãos que saibam pensar, para isso construímos uma escola de primeiro mundo, desenvolvemos nosso próprio material didático, com todo diferencial da metodologia que engloba processos de ensino, aprendizagem e pesquisa. A partir de agora contamos ainda mais com a determinação dos nossos professores para que tudo funcione da melhor maneira possível fazendo a diferença na vida de todos”, falou Skaf.
Segundo o Sesi, a unidade escolar é mais um passo para a consolidação do novo modelo educacional da entidade iniciado em 2007, que prevê a oferta de ensino fundamental em tempo integral e o ensino médio articulado com a educação profissionalizante do Senai. Os prédios já entregues oferecem equipamentos modernos e ambientes amistosos para o processo de aprendizagem.
Estrutura - A escola foi projetada com 12 salas de aula, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de informática educacional, duas áreas de convivência, uma sala multiuso, sala de atendimento aos pais, sala de administração escolar, sala para coordenadores pedagógicos, sala de professores, cozinha com despensa e refeitório, almoxarifado e quadra poliesportiva coberta com vestiários masculino e feminino.
A nova unidade passa a oferecer ensino fundamental em tempo integral, permitindo que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Dos 858 estudantes, 283 serão atendidos no ensino fundamental, 87 no médio e 488 na Educação para Jovens e Adultos.
Programa – O ato de inauguração da nova escola também contou com a assinatura entre Skaf e o prefeito Jamil do convênio para o projeto de formação esportiva do Programa SESI Atleta do Futuro (PAF), que atenderá 80 alunos nas modalidades de natação e futsal.
Este mesmo convênio foi assinado com as cidades de Itapura, Nova Independência, Castilho e Pereira Barreto.
O cerimonial abriu espaço ainda para a homenagem do Título de Cidadão Andradinense outorgado à Skaf pela Câmara.