Um encontro aconteceu nesta terça-feira (09) no prédio da Câmara, onze vereadores entre eles o presidente Wagner de Souza Oliveira, o “Waguinho”, com o convidado prefeito municipal Joni Buzachero, vice-prefeito Paulo Boaventura, diretor do Departamento de Finança e Orçamento Alberto Nunes, diretor de Administração e Planejamento José Agnaldo, o contador Weder Soares e o consultor da Francisco Eduardo que presta serviços contábeis, presentes apresentando a como se encontrava a vida financeira de Castilho, foram aproximadamente três horas de explanação e debate.
O presidente do legislativo abriu o encontro dizendo “Espero que todos os vereadores possam entender e que possamos dar uma resposta a população, pois é por ela que estamos aqui, precisamos tratar desse assunto de suma importância”. Durante o encontro, Joni expôs detalhadamente os valores de arrecadação e despesas da prefeitura, importâncias investidas em cada departamento, além de gastos com indenizações e outros custos trabalhista. O relatório financeiro entregue aos vereadores também evidenciava a queda em mais de mais R$ 3 milhões entre o que estava previsto e o efetivamente recebido referente ao ano de 2014. O valor refere-se às transferências de recursos federal e estadual, principalmente o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O vereador Daniel Batista de Oliveira questionou quanto se é gasto na folha de pagamento dos cargos de comissão, ele sugeriu “como uma forma de conter gastos, que sejam chamados os funcionários efetivados para assumirem o cargo de comissão, tendo assim que suprir os trabalhos e em caso de necessidade se contrate pessoas para assumir cargo, caso falte profissionais na área”.
Joni ainda destacou as primeiras medidas de contenções de gastos já adotadas pelo município com a intenção de adequar as despesas à nova realidade financeira e buscar equilíbrio orçamentário. De acordo com ele, as mudanças impostas visam atender a Lei de Responsabilidade Fiscal e preservar os serviços prestados à população. A prefeitura passou a controlar com mais rigor horas-extras de funcionários, gastos com telefonia, energia, combustível e compras.
Castilho também apoia e participa de movimentos de associações que pressionam o governo a aumentar as transferências de repasses. Também na reunião, os vereadores elogiaram a Administração pelas importantes obras em execução para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores. Dentre elas estão quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), creche-escola, quadra poliesportiva, campos de futebol society, galpão de reciclagem para coleta seletiva e rede de galerias de águas pluviais, além da reforma do Centro Integrado de Saúde (CIS) e da vinda de quatro profissionais cubanos do programa ‘’Mais médicos para o Brasil’’.
O presidente da Câmara agradeceu ao prefeito pela presença e avaliou o encontro como produtivo. “A Administração nunca nos deixou de fornecer informações, mas precisávamos desse contato mais direto e esclarecedor. A situação muito nos preocupa, pois as projeções apontam que a arrecadação continuará a diminuir. A única opção que resta ao município é prosseguir com ações de economia e agir com responsabilidade para que a população não seja afetada”, afirmou ele, acrescentando que pretende repetir reuniões desse porte. (Com informações da Assessoria de Comunicação).