O vereador Maurício Carneiro (PMDB) pediu atenção do Governo de Andradina para a situação dos ônibus escolares que atendem os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Segundo o parlamentar, é preciso a manutenção dos veículos, já que algum são “muito utilizados” e se encontram em situação precária.
“Precisamos garantir a segurança dos alunos, a maioria deles menor idade. E sabemos também que é direito dos cidadãos ter transporte escolar com qualidade”, afirmou Maurício.
Em seu pedido o vereador também considera que os veículos, que chegam a transitar até mesmo em rodovias como a Euclides de Oliveira Figueiredo, conhecida como “Rodovia da Integração”, não garantem o total atendimento do público escolar. “A utilização para outros fins acaba deixando o sistema de transporte escolar vulnerável, melhor dizendo, sem veículos para atender a todas as linhas de transporte escolar dentro da cidade bem como na área rural”, salienta o vereador.
Maurício afirma que já houveram outros pedidos de providências com relação a melhorias nas instalações, manutenção e conservação desses veículos, que transportam crianças e adolescente, mas a situação dos ônibus não melhorou. “Na condução de alunos alguns ônibus atingem velocidades exorbitantes com crianças em seu interior, sem que haja conhecimento ou qualquer providência da parte da Prefeitura Municipal”, disse.
Para o vereador, quando se fala em transporte escolar, a segurança a prevenção sempre estarão em primeiro lugar, e por se tratar da comodidade que por fim é um serviço essencial á qualidade de vida da população, nos bairros de nossa cidade, e áreas rurais permitindo que a comunidade desfrute, plenamente do transporte público municipal.
Na justificativa do pedido o vereador informa também que o Tribunal de Conta do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a precariedade da conservação dos veículos que realizam o transporte de alunos. O apontamento foi feito em 2013 e a situação não teria mudado até hoje.