O primeiro efeito da queda na arrecadação nas Prefeituras em Castilho e Ilha Solteira, pode estar no gelo em que se encontram as articulações para que Joni e Bento sejam candidatos a reeleição nesses municípios que devem sofrer uma queda de até 40% em seus orçamentos.
Em Castilho, a entrevista que o prefeito em exercício Paulo Boaventura concedeu à TV Tem essa semana, revelou q ue tanto governo do Estado quanto Prefeitura, nada executam para negociar a situação. Os prefeitos estariam abandonando os barcos?
A Prefeitura de Castilho vai precisar de um plano de redução de gastos que evidentemente vai começar pelo Departamento Pessoal. O gasto com a folha de pagamento é definido em lei. Se a arrecadação diminuir, o primeiro efeito será sobre esse percentual que não pode estar acima de 54% da receita.
Em Ilha Solteira a situação não é diferente. O Tribunal de Contas considera que cidades como Ilha e Castilho podem ser administradas com menos de 600 funcionários, mas eles possuem hoje o dobro disso. Quem irá fazer isso?
O prefeito Bento Sgarboza falou em negociação com o Governo do Mato Grosso do Sul, ou interpelação judicial para discutir que a casa de máquinas da usina está no meio do rio. Ilha Solteira também vem se manifestando que está desamparada pelo Governo do Estado de São Paulo nessa luta.