Política

Professora Bebel destaca legado de Paulo Freire e expansão de cursinho popular para Andradina

Deputada estadual e candidata à reeleição relembra trajetória do educador e destaca resultados do projeto que, em 2026, também passou a atender estudantes de Andradina

H+ Andradina
09/09/26 às 16h31

A deputada estadual Professora Bebel (PT), candidata à reeleição, dedicou uma publicação nesta semana à trajetória e ao legado do educador Paulo Freire, uma das principais referências de sua formação como professora e de sua atuação política em defesa da educação pública.

Na publicação, Bebel relembrou a perseguição sofrida por Freire durante a ditadura militar. O educador foi preso por 70 dias e posteriormente viveu 16 anos no exílio. Mesmo fora do Brasil, suas ideias sobre educação, diálogo, consciência crítica e transformação social ganharam projeção internacional.

Um dos episódios destacados foi a experiência realizada em Angicos, no Rio Grande do Norte, onde Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização de adultos baseado na realidade e nas experiências dos próprios trabalhadores.

Anos depois, o Estado brasileiro reconheceu oficialmente a injustiça cometida contra o educador. Em 2012, Paulo Freire foi declarado Patrono da Educação Brasileira.

 

Cursinho chega a Andradina

Bebel também relacionou o legado de Paulo Freire a uma iniciativa apoiada por seu mandato: o Cursinho Popular Paulo Freire, desenvolvido pela APEOESP.

O projeto, que já vinha apresentando resultados em outras localidades, iniciou neste ano suas atividades também em Andradina, ampliando o acesso de estudantes da região a uma preparação gratuita para o ingresso no ensino superior.

Em 2026, segundo os dados divulgados pela deputada, o cursinho reúne mais de 400 estudantes. No resultado anterior, foram registradas 86 aprovações, sendo 70 em universidades públicas e outras 16 por meio de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).

A expansão para Andradina coloca o município entre as cidades alcançadas pela iniciativa, que busca oferecer aos estudantes, especialmente aqueles que não têm condições de frequentar cursos preparatórios particulares, uma oportunidade de preparação para vestibulares e processos de ingresso no ensino superior.

Para Bebel, a iniciativa representa uma forma concreta de transformar o legado de Paulo Freire em ações voltadas à democratização do acesso à educação.

Professora da rede pública e dirigente sindical ligada à APEOESP, Bebel tem construído sua trajetória política com forte atuação na área da educação. Na eleição de 2026, busca a reeleição para continuar seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.