O PT prepara uma ofensiva na região de Araçatuba para reverter o mau desempenho da candidata à reeleição Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições deste ano. A ideia é reunir a militância para trazer debater as propostas e intensificar a divulgação dos trabalhos realizados pelo governo federal.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), assim como ocorreu no Estado de São Paulo, a maioria dos eleitores da região votou no tucano Aécio Neves. Dilma teve 119.240 votos no total, enquanto Aécio conseguiu 209.560 e Marina Silva (PSB), 93.836.
Em apenas oito das 43 cidades Dilma teve mais votos que Aécio: Brejo Alegre (772), Castilho (4.389), Gastão Vidigal (1.013), Guzolândia (1.159), Itapura (1.357), Lavínia (1.197), São João de Iracema (528) e Suzanápolis (982). Já Marina não superou os dois em nenhuma.
Nos municípios onde a presidente teve melhor votação, o prefeito não é do PT. Aliás, três deles são administrados por chefes tucanos: Joni Buzachero (Castilho), Luiz Antônio Carvalho (Guzolândia), e Mário Hiroshi Yamashita (Lavínia).
O coordenador regional do PT em Araçatuba, Fernando Zar, admitiu, em conversa com a Folha da Região na última terça-feira (7), que o desempenho do partido, tanto no Estado, como na região, "não foi dos melhores". "O fator Marina desequilibrou", disse Zar, referindo-se à entrada inesperada de Marina na disputa depois da morte do então candidato Eduardo Campos, em acidente aéreo ocorrido em agosto.