Política

Quem é o ´novo´ na política para as eleições 2020

Já pensaram em quanto mudou o comportamento eleitoral nos últimos anos? Você acredita que um novo perfil de eleitores deve criar um novo perfil de candidatos?

Andradina - Hugo Leonardo
16/01/20 às 18h25
fernando Magno da Silva (foto: Hugo Leonardo)

“Carisma e oratória”, “resultados e pulso firme”. Ainda não dá pra medir como serão as preferências do eleitorado andradinense para as eleições municipais deste ano mas no contexto geral, os nomes que se apresentam ainda não são novidades no cenário político, com duas exceções, Fernando Magno, que se propõe a sua primeira candidatura e o jornalista Marcos Aurélio de Souza Santos.

A diferença entre os dois “novos” pré-candidatos é que Fernando Magno é `habitué` do front político e Marcos jornalista acostumado a bastidores. A semelhança é que os dois já disputaram anteriormente candidaturas a vereador.

Fernando Magno

Figura singular, Fernando Magno diz ter coragem para acordar e lutar todos os dias, e enfrentar as consequências de suas lutas. Ele assume para si, perfil semelhante daquele que diz ser seu mestre: o ex-prefeito Jamil Ono.

Na atualidade, Fernando, Que deixou o PC do B para ingressar no PP, é visto como um “coringa”, podendo tanto ser opção para uma composição como vice na majoritária, ou alçar voo como candidato a prefeito pelo PP.

Desde muito jovem Fernando Magno sempre participou politicamente, socialmente, até chegar a ocupar importantes cargos no Executivo municipal.

Fernando se diz grato pelas oportunidades que Deus tem lhe oferecido e com a capacidade e continuar aprendendo e, evoluindo. Apesar da imensa gratidão declarada ao ex-prefeito Jamil, Fernando pode ser surpresa no cenário.

Marcos é apresentador da Live dos Gordinhos e editor do canal CB70 (Arquivo Pessoal)

Marquinho do Debate

Ele anda a pé, não tem casa e pretende fazer uma campanha sem gastar um centavo. Assim se apresenta o jornalista Marco Aurélio Souza Santos (Cidadania) que se diz cansado de reportar o cenário político e resolveu entrar para a disputa.

Em sua proposta e fala de uma revolução de costumes na administração que passa pelo atendimento de desejos simples da população, como a redução do número de secretários de 22 para 8, e das centenas de assessores para 50. Parafraseando Franco Montoro, Marquinho, aos 50 anos, afirma que seu maior sonho é ver realizadas não só grandes obras de infraestruturas, mas pequenas obras como dar autonomia as secretarias estratégicas como Turismo, para seguir um plano que ultrapasse os limites de uma administração e projete Andradina ao longo de décadas, dar estrutura a Saúde a realizar demandas que hoje demoram anos a ser cumpridas e valorizar a Educação como fomentadora do desenvolvimento humano.

“Parece tão simples que não sei como não foi realizado antes. Porque as pessoas têm que esperar até cinco anos por um cirurgia no SUS, ou a bondade do caminhão do exame de câncer de mama passar. Temos no município meios de sanar as necessidades da saúde.  Já na Educação, eu ainda não sei como faria, mas o salário inicial do professor deveria estar em torno de R$ 2,6 mil. E a eles seria dada a missão de resgatar a cultura com teatro, fanfarras e tudo mais que se tem saudade e que tem sido esquecido”, disse o pré-candidato que afirma, como andradinense pobre, saber como funciona a saúde e educação pública.

Em outro `insight` Marquinho acredita que já é preciso pensar e se preparar para o que fazer com a onda de empolgação movida pelo Parque Termal Acqualinda. “Vamos ter que descobrir como o município irá ganhar e se desenvolver com o empreendimento”, disse afirmando que não tem a inocência de que irá vencer as eleições em 2020. “Mas se atingir 5 mil votos, minha mensagem terá sido passada e em 2024, um ano em que todas as tendências e heranças políticas atuais estarão zeradas, podemos pensar em uma eleição”, disse.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.