O prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT) entregou na manha desta quinta-feira (1) uma série de ofícios ao Superintendente do INCRA em São Paulo, Wellington Monteiro Diniz. Durante o encontro, contou com a participação do secretário de Finanças José Henrique Pastorelli, foram protocolados ofícios do prefeito e do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula, que tomou posse na quarta (31) e já faz desta suas primeiras ações como secretário.
“Estamos dando continuidade a trabalho que já vínhamos desenvolvendo e ampliando as ações possíveis para o desenvolvimento do campo em Andradina”, disse Rosivaldo.
O principal pedido foi a celebração de parcerias para melhorar as infra estruturas dos assentamentos de Andradina. O tema foi discutido durante a última visita de Diniz à Andradina, na semana passada. “Representantes dos assentamentos tiveram a oportunidade de debater a cooperação entre o Incra e o Governo de Andradina para levar mais investimentos em infra estrutura e a celebração de termos de cooperação técnica nas áreas de manutenção e conservação das estradas e de rede de distribuição de agua”, disse.
O prefeito Jamil também fez pleitos para a aquisição de uma retroescavadeira para atuar na manutenção das estradas e na escavação de tanques para reservatório de agua e criação de peixes nos assentamentos. Bem como o pedido de uma perfuratriz para apoiar os assentados na perfuração de poços para pequenas irrigações e, assim construir condições para o desenvolvimento sustentável.
“Também foi pedido a disponibilização dos mapas atualizados dos assentamentos do município. Que são muito importantes para que sejam feitos e planejados investimento em infraestrutura e serviços nas áreas comunitárias dos assentamentos”, disse Rosivaldo.
Para secretário, essas ações podem ajudar a amenizar um grande problema enfrentado pelos assentamentos que acabam por cair na monocultura do leite.
“Caso as famílias consigam vencer a falta de água de água para irrigar um pequeno pedaço de terra elas vão conseguir diversificar a produção e garantir o abastecimento do comércio local e regional, com hortifruti e peixe”.
Projeto Casulo
Um dos pedidos apresentados foi o da viabilidade de inclusão de Andradina no Projeto Casulo. Segundo Rosivaldo, o projeto pode tornar real o sonho da conquista da terra para aproximadamente 100 famílias que sonham com uma área para que possam trabalhar, gerando emprego e renda na produção de alimentos.
O projeto tem que ser realizado numa parceria do Governo de Andradina junto ao INCRA e vem de encontro das políticas públicas implementadas pelo prefeito Jamil Ono, que acredita no fortalecimento da agricultura familiar como uma medida de desenvolver o campo e a cidade.
“Sabemos que 70% dos alimentos que chegam á nossa mesa vem da Agricultura Familiar e por isso nosso campo precisa ser valorizado”, disse o prefeito falando que o “casulo” é uma alternativa sustentável que pode melhorar a qualidade de vida das famílias.