Cotidiano

Asilo de Guararapes faz apelo: “não abandone nossos idosos”

Com o isolamento social, mensageiros não poderão ir até as casas buscar doações

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
25/03/20 às 18h44
Entidade abriga 39 idosos e sobrevive com ajuda da comunidade (Foto: Divulgação)

O asilo São Vicente de Paulo, de Guararapes (SP), está fazendo um apelo para a população não deixar de contribuir com a manutenção da entidade durante a pandemia do novo coronavírus, que causa a covid-19.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente da entidade, Rodrigo Ferreira de Souza, explica que 50% da arrecadação para a manutenção do asilo vêm do serviço de telemarketing. No entanto, como medida preventiva, principalmente em relação à segurança e saúde dos idosos, o trabalho dos mensageiros, ou seja, aqueles que buscam as contribuições nas casas, está suspenso.

O pedido é para que as pessoas continuem fazendo suas contribuições por meio de depósitos ou transferências (via digital ou caixa eletrônico), evitando o contato pessoal com os funcionários que acabam convivendo indiretamente com os idosos. “A instituição não pode parar. Os idosos que lá residem não têm para onde ir e precisam do seu apoio”, diz no vídeo.

Souza fala ainda em uma melhora na doação, que será de extrema importância devido à crise que vão enfrentar. “Não abandone nossos idosos e o asilo São Vicente num momento tão difícil quanto esse”, reforça.

As pessoas que não puderem contribuir com dinheiro, pode também entregar alimentos. Os idosos estão isolados, mas os funcionários foram orientados a receber as doações no portão.

A entidade pediu a compreensão também das pessoas que costumam visitar os vovôs, pois as visitas foram suspensas.

A entidade

Com quase 80 anos de fundação, o asilo atende atualmente 39 idosos, sendo 21 homens e 18 mulheres. Recebe verbas do município, Estado e União que, juntas, somam R$ 7.360 mensais.

A segunda fonte de renda fixa é parte (70%) das aposentadorias dos idosos, que se aproximam de R$ 30 mil por mês. Esses recursos pagam apenas metade das despesas da entidade.

“O restante vem do serviço de telemarketing, que busca doadores em Guararapes e cidades vizinhas e ainda assim não é o suficiente”, afirma o presidente.

Para reduzir o déficit, são realizados, em média, cinco eventos durante o ano, o que também estão suspensos por tempo indeterminado.

Souza afirma que já houve queda na arrecadação nessas duas semanas de isolamento social. Por isso, também foram enviadas solicitações de ajuda, tanto para o município quanto par ao governo do Estado. A entidade aguarda uma posição.

O asilo fica na rua Campos Salles, 1.491, em Guararapes. O telefone é o (18) 3606-1165.

Para contribuir:

Asilo São Vicente de Paulo de Guararapes

CNPJ : 45.539.293/0001-18

Banco do Brasil

Agência: 0432-4

Conta-corrente: 4098-3

Sicoob Coopcred

Agência: 3216

Conta-corrente: 100.587-1

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.