A Prefeitura de Araçatuba (SP) informa que ainda não há previsão de quando terá início a aplicação de multas para os condutores flagrados cometendo infrações de trânsito pelo sistema de monitoramento recém-instalado na cidade. Foram instaladas câmeras para monitoramento em sete cruzamentos.
Segundo a Prefeitura, elas estão em funcionamento desde maio, quando teve início uma campanha de alerta aos condutores infratores, que estão recebendo "notificações educativas" , que não geram multas nem perda de pontos na carteira de habilitação.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana reforça que as autuações só passarão a serem aplicadas efetivamente depois que os locais com o sistema de videomonitoramento estiverem sinalizados com placas indicativas de “Fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento” , conforme Resolução Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
"É importante salientar que a efetiva fiscalização de trânsito, com a expedição de notificação e da autuação propriamente dita, será amplamente divulgada com antecedência pela Administração Municipal" , informa a Prefeitura em nota.
Melhorias
Também em nota, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, explica que as notificações educativas têm como finalidade possibilitar que o motorista se adapte ao novo sistema de fiscalização.
Ele informa que estão sendo implementadas melhorias no sistema de videomonitoramento e no sistema de expedição das notificações. O objetivo é permitir que as imagens e os vídeos gravados pelo sistema sejam facilmente acessados pelos infratores, por meio da notificação que receberão em casa.
Sistema
O sistema de videomonitoramento nas ruas de Araçatuba foi instalado em maio e é composto por mais de 70 câmeras. Graças a essas câmeras, a Polícia Militar conseguiu prender um dos acusados de praticar um latrocínio em Penápolis no dia 20 de julho.
O investigado, acusado de ter matado um casal de idosos naquele município, estava com o carro roubado da propriedade das vítimas e o veículo foi identificado pela placa quando trafegava pela avenida dos Araçás, na manhã seguinte ao crime.
Com relação à fiscalização de trânsito, ela será feita nos seguintes cruzamentos:
Av. João Arruda Brasil x Rua Marcílio Dias
Av. Araças x Rua Bandeirantes
Av. Araças x Rua Duque de Caxias
Av. Pompeu de Toledo x Rua Duque de Caxias
Av. Brasília x Rua Paulista
Av. Prestes Maia x Rua Marcílio Dias
Rua do Fico x Rua Antônio Gomes do Amaral
