Cotidiano

Birigui cria ambulatório especializado em feridas e ostomias

Serviço recém-criado no Centro Médico irá atender pacientes encaminhados após passarem pelo sistema público de saúde de Birigui

Da redação - Hojemais Araçatuba
04/04/22 às 17h06

A Secretaria de Saúde de Birigui (SP) iniciou os atendimentos no Ambulatório de Feridas e Ostomias. O serviço recém-criado no município, que visa acolher os pacientes com ostomia ou com feridas crônicas de forma humanizada e individualizada, já está sendo elogiado pelos pacientes.

“Estava muito assustado, mas o acolhimento e o atendimento especializado me mostrou que posso superar a fase e conseguir viver bem. Não é coisa do outro mundo”, afirmou o aposentado Anísio da Silva, de 67 anos, após passar por atendimento no serviço especializado nesta segunda-feira (4).

O aposentado foi encaminhado para o Ambulatório de Feridas e Ostomia, após receber alta médica. Ele passou por cirurgia no dia 18 de março para a retirada de um tumor no reto. Ostomizado permanente, ele vai ser um dos pacientes acompanhado no novo serviço instalado no Centro Médico.

Os atendimentos no local são de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 12h30, mediante agendamento. Os pacientes são encaminhados após passarem pelo sistema público de saúde. O Centro Médico fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro.

Atendimentos no local são de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 12h30, mediante agendamento (Foto: Divulgação)

Qualidade de vida

O coordenador da Atenção Básica, Fernando Gonçalves Silva, disse que atualmente Birigui tem uma média de 60 pacientes ostomizados e 200 portadores de feridas crônicas como úlceras venosas, que buscam esse tipo de atendimento médico especializado. “Esse público agora terá toda a atenção que necessita para a manutenção de sua saúde”, disse o coordenador.

O acompanhamento aos pacientes é feito por uma equipe de múltiplos especialistas, composta por enfermeira, técnico de enfermagem, nutricionista e psicólogo. No ambulatório, os doentes são recebidos pela enfermeira Tassia Paludeto Silveira e pela técnica de enfermagem Flávia Leticia Ramos.

A enfermeira Tassia contou que o paciente terá sua saúde monitorada e será orientado sobre como fazer uso dos suprimentos que recebe mensalmente para a manutenção de sua condição. “Nosso objetivo é evitar o agravamento de problemas de saúde por falta de informação, além de promover qualidade de vida para esses doentes”, relatou.

Além dos doentes encaminhados pelo serviço municipal de saúde, a equipe do Ambulatório de Feridas e Ostomias, também está realizando busca ativa dos doentes que necessitam do serviço. A ideia é formar um cadastro atualizado, com dados e necessidades dos pacientes.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  30/06/22 às 19h33
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.