A Santa Casa de Araçatuba (SP) divulgou nota no início da noite desta terça-feira (24), informando que o aumento nos casos de doenças respiratórias como asma, gripes, bronquiolites, sinusite e pneumonia em crianças e adolescentes está exercendo forte pressão nos leitos do hospital.
Segundo o que foi divulgado, na semana passada a direção precisou implantar mais sete leitos, porque os 19 disponíveis na Pediatria não deram conta de atender a demanda por internação.
Apesar da ampliação dos leitos, na manhã desta terça-feira todos os 26 leitos disponíveis estavam ocupados e havia outros 13 pacientes em atendimento no Setor de Urgência e Emergência do hospital, aguardando vaga para serem internados.
Mais espera
Além disso, havia mais crianças aguardando no pronto-socorro municipal, com vagas solicitadas para a Santa Casa por meio da Cross (Central Regulação de Oferta de Serviços de Saúde). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, no final do dia, a direção conseguiu atender as demandas do pronto-socorro municipal.
Assista abaixo entrevista com o diretor técnico da Santa Casa, o médico Carlos Mori, sobre a demanda por atendimento. Ele também dá instruções aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes com relação aos cuidados para este período do ano.