Cotidiano

Cidades da região iniciam vacinação em idosos de 64 anos contra covid-19

Araçatuba, Birigui, Guararapes e Penápolis vacinam, com a primeira dose, idosos de 64 anos, e com a segunda dose, profissionais da saúde  

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
23/04/21 às 09h57
Em Penápolis, drive-thru fica em frente ao Clube Penapolense (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) informou nesta sexta-feira (23) que iniciará a vacinação da primeira dose em idosos de 64 anos ou mais e da segunda dose em profissionais da saúde, cuidadores de idosos e idosos de 68 anos ou mais. 

A vacinação será nos dias 24, 26 e 27 de abril. O agendamento poderá ser feito a partir de hoje (23) no site da Prefeitura ( http://aracatuba.sp.gov.br/vacina/ ).

No sábado, a imunização será feita das 8h às 18h nos seguintes pontos: Araçatuba Shopping e Shopping Praça Nova.

Já de segunda a sexta-feira, os pontos fixos são Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova, Paróquia São Paulo Apóstolo (rua Francisco Cardassi, 319, e NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), das 13h às 19h. 

Moradores também podem se vacinar em sistema drive-thru, das 13h às 19h, no recinto de exposição Clibas de Almeida Prado. Na zona rural, a aplicação ocorre das 8h às 19h, na UBS Taveira. É necessário levar CPF e documento com foto.

Birigui

Em Birigui, a vacinação começa hoje em idosos de 64 anos, com a abertura a partir das 12h de um novo posto no sistema drive-thru: no Hangar, que fica na avenida Youssef Ismail Mansour, no bairro Alto do Silvares, próximo ao Poupatempo.

Além desse, população pode procurar o drive-thru do terminal rodoviário para a primeira dose, das 7h30 às 17h. Neste sábado (24), a Prefeitura informa que também haverá vacinação para o mesmo público das 7h às 12h nos dois drive-thrus.

Os idosos devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã de ontem (22) novo lote da vacina Coronavac, com 1.210 doses. A quantidade é suficiente para vacinar 100% desse público.

Segunda dose

Também começa nesta sexta-feira a aplicação da segunda dose para os profissionais de saúde que receberam o imunizante da AstraZeneca. O reforço deve ser aplicado no intervalo de 12 semanas após a primeira dose para ter eficácia. A informação sobre a data de retorno consta no cartão de vacinação.

Para esses profissionais, a vacina será aplicada das 12h às 17h nesta sexta-feira e amanhã (24), das 7h às 12h, exclusivamente no drive-thru do Hangar. Todos devem apresentar comprovante de vínculo ativo dizendo que atuam em Birigui para receber a dose.

Todos que forem ao drive-thru do terminal rodoviário podem doar um quilo de alimento não perecível no momento da imunização, que será revertido para as famílias carentes e com déficit nutricional da cidade. A doação não é obrigatória. 

Penápolis 

Também começa hoje a nova etapa da campanha contra a covid-19, em Penápolis. A vacinação em idosos de 64 anos será realizada em drive-thru em frente ao Clube Penapolense, nesta sexta-feira e na próxima segunda (26), das 8h às 15h.

Nos dois dias, o sistema será exclusivo para a aplicação da primeira dose nesse público. Os demais devem procurar o ginásio de esportes. Para a vacinação, a Secretaria de Saúde orienta que os idosos apresentem CPF e RG, além da carteirinha de vacinação, caso tenham.

O drive-thru é destinado apenas às pessoas em veículos. Aquelas que forem se vacinar a pé, devem procurar obrigatoriamente o ginásio “Antônio Castilho Braga”, o Gigantão Azul (rua Altino Vaz de Mello, s/n – Centro), posto fixo de vacinação, das 8h às 15h.

As doses recebidas nesta quinta-feira (22) são suficientes para a vacinação de 100% dos idosos desta faixa etária. Até o momento, Penápolis já aplicou 16.759 doses, sendo que 10.901 pessoas já receberam a primeira dose e 5.858 completaram a vacinação com a aplicação da segunda dose.

Já a segunda dose da vacina contra a covid-19 continua para os idosos de 69 a 71 anos. Neste caso, a Secretaria de Saúde orienta que seja procurado exclusivamente o ginásio de esportes, para melhor organização do fluxo de vacinação.

Os profissionais da saúde e trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas do município começaram a ser vacinados ontem (22) com a segunda dose. Esse grupo tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca no período de 28 de janeiro e 5 de fevereiro. Para este público, a vacinação será realizada nos locais em que trabalham. Caso seja necessário, os profissionais devem procurar a vacina no ginásio, das 08h às 15h.

Guararapes

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes informou que a partir desta sexta-feira (23), estará aberta a vacinação contra a covid-19 para os idosos de 64 anos de idade. O horário será das 8h às 18h, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Dr. Norman Storto (Postão) e Dr. Akira Motomatsu. No sábado (24), o horário será das 8h às 12h.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.