A Secretaria de Saúde de Penápolis (SP) informou nesta sexta-feira (14) que a partir desta segunda-feira (17), as gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos poderão tomar a primeira dose de vacina contra a covid-19.
O município receberá doses da vacina Coronavac (Instituto Butantan) especificamente para esse grupo.
Como de costume, a vacinação acontecerá das 8h às 15h, em dois locais: drive-thru em frente ao Clube Penapolense (para quem estiver em veículo) e no Ginásio de Esportes “Prof. Antônio de Castilho Braga”, o popular “Gigantão Azul” (para pedestres).
Segundo explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a vacinação de gestantes começaria no dia 11 de maio, entretanto foi suspensa, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a aplicação da vacina da AstraZeneca.
Requisitos
Grávidas e puérperas devem apresentar comprovante da condição de risco (por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica). Também é possível solicitar uma declaração de comorbidade na UBS (Unidade Básica de Saúde) onde faz acompanhamento.
As grávidas em qualquer período gestacional deverão também apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. As puérperas, ou seja, as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, devem utilizar a declaração de nascimento da criança.
Segunda dose
Idosos de 64 anos que já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 da Coronavac, também devem procurar os dois locais de vacinação a partir de segunda-feira (17), para tomar a segunda dose.
Os demais grupos prioritários que já tomaram a primeira dose da vacina devem ficar atentos à data da segunda dose agendada em suas carteirinhas de vacinação para não perderem o prazo de imunização. Na data agendada, é só procurar o drive-thru ou o Ginásio de Esportes para concluir a imunização.
50 a 59 anos
A Prefeitura lembra que na próxima semana, continua a vacinação das pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC) na faixa etária de 50 a 59 anos.
Para receber a vacina, qualquer pessoa com comorbidade e que integre a faixa etária anunciada, deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório, prescrição médica ou a declaração fornecida na UBS onde faz acompanhamento. Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
