Memória
“Foi muito gratificante fazer o levantamento sobre o livro. O Salto do Avanhandava, mesmo cerca de 40 anos após o seu desaparecimento, continua ‘vivo’ na memória de muitas pessoas, uma paixão eterna pela beleza natural e momentos marcantes vividos no local”, destaca o autor.
Carneiro também ressalta que um fator muito positivo no desenvolvimento do trabalho foi ter conseguido encontrar entrevistados com memória e muitas informações sobre a atração. Um dos exemplos é a participação de Fernando Casasco, que chegou a fazer um mapa dos pontos de pesca, ilhas e outros pontos do local.
“Entre outros meios, meu levantamento contou muito com o acervo do Museu Histórico de Penápolis, incluindo verdadeiras relíquias de jornais, repercutindo, por exemplo, na década de 20, o início da construção de ponte para travessia do rio Tietê/Salto do Avanhandava”, explica.
Curiosidade
Já para obter informações mais antigas do local, já que não tem mais pessoas vivas para fonte de informação, o jornalista consultou material publicado pelos historiadores Fausto Ribeiro de Barros e Orentino Martins, além de outras obras.
Durante sua pesquisa, uma curiosidade que surpreendeu o jornalista é o fato das paredes das cachoeiras do Salto continuarem lá, porém submersas.
Empreendimentos
O livro ainda traz informações de grandes investimentos iniciados em 2021 em uma área localizada em frente à antiga atração, como o residencial Salto do Avanhandava, além de projeção de restaurante e resort. Todos os projetos são da empresa Ferreira Engenharia.
O empresário Rafael Ferreira conta que sempre quis fazer alguma coisa referente ao lugar e que agora surgiu essa oportunidade. Ele destaca que possui raízes em Barbosa, pois sua família, desde o bisavô, é natural da cidade. Além disso, Ferreira destaca que chegou a conhecer rapidamente o Salto do Avanhandava, na época que ajudou o seu pai, Realino Elias Ferreira, falecido em março deste ano, em trabalhos de topografia.
Sobre o autor
Ricardo Alves Carneiro é jornalista, locutor e mestre de cerimônias. É autor dos livros “História de Penápolis -110 anos de fundação”, de 2018, e “Clube Penapolense 100 anos”, de 2021.
Além de ter escrito obras, também produziu outros títulos, como “História de Penápolis”, de 2008, “Penápolis na História de Seus Cidadãos com Nomes em Próprios Públicos, de 2010 e 2013, “Maria Chica – O Símbolo da Mulher Pioneira nos Campos do Avanhandava”, de 2011, entre outros.