Criada a partir de iniciativa de mulheres engajadas em discutir a igualdade de gênero, a Associação Casa Maria surge na região como uma forma de unir forças e fomentar ainda mais o assunto. O projeto inicia as atividades em Araçatuba (SP) no próximo mês, com eventos abertos ao público.
A Casa Maria é uma ideia desenvolvida por moradoras de Araçatuba que se conheceram atuando em ações destinadas às mulheres, são elas: a historiadora, pedagoga e doutora em educação, Jamilly Nicacio Nicolete, a assistente social Fernanda Luise, a psicóloga e mestra em saúde preventiva Joice Cozza, a advogada Ellen Grangeiro e a estudante de psicologia Thaina Freitas.
“É uma iniciativa de mulheres engajadas em construir espaços e fomentar discussões e práticas redistributivas de gênero. O projeto foi construído a partir das demandas nos variados espaços, comunidades, movimentos e, sobretudo, a partir da percepção de necessidades de acolhimento e produção de um saber que se conectem com os equipamentos da rede de apoio do município”, explica Jamilly.
Violências
Inicialmente, o projeto irá se concentrar em ações e formações, conta a historiadora e pedagoga, alcançado principalmente mulheres vítimas de violências (moral, psicológica, patrimonial, sexual e física).
“Infelizmente, a violência contra a mulher é um problema democrático, portanto, queremos apoiar e alcançar todas as mulheres e buscar o apoio de homens para a nossa causa também”. Além do acolhimento, o objetivo é trabalhar com a prevenção, para que a violência não aconteça, e atuar em parceria com entidades, instituições, escolas, entre outros.
No momento, o grupo conta com sede e telefones para contato provisórios. O endereço é rua Madalena Lourenço Bruno, 735, bairro Jussara, em Araçatuba (Autoelétrica Nadai), e os telefones são (18) 98155-6381 e (18) 98158-6701. “No entanto, o sonho é conquistar uma sede para receber essas mulheres e dar encaminhamento econômico, social, afetivo”, detalha.