O prefeito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), aproveitou agenda em São Paulo nesta semana para fazer uma série de reivindicações durante visita à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), na última terça-feira (19).
Segundo o que foi divulgado, ele esteve acompanhado dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alencar José Colombo Sader, e de Desenvolvimento Agroindustrial, César Rezek, e foram atendidos pelo diretor-presidente da agência, André Isper Rodrigues Barnabé.
Ainda de acordo com o que foi informado, um dos assuntos discutidos foram pedidos de intervenções nos acessos de entrada e saída da rodovia Marechal Rondon (SP-300) no trecho urbano da cidade e mudanças no acesso pela avenida Brasília.
Marginais
A construção das marginais na rodovia gerou muitos questionamentos por parte da população, já que a medida teria descaracterizado o trevo de acesso, para quem chega pela pista oeste, que vem de São Paulo.
Além disso, essa via tem mão única de direção, obrigando a quem está na cidade e vai para empreendimentos instalados na marginal, como um hotel, tenha que seguir pela via contrária até o retorno próximo ao campus da Unesp.
Rotatória
A administração passada também pediu ao governo do Estado, a construção de uma rotatória no acesso ao Botânico Hotel, que leva a um condomínio residencial. A reportagem falou pessoalmente com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre o assunto durante visita dele a Araçatuba, em 23 de dezembro de 2024.
Na ocasião, ele informou que a rotatória seria agregada a outros pedidos, porém, sem um prazo para serem executados. “Se for fazer uma modificação no contrato, não vale a pena fazer só por aquela rotatória, a gente vai agregar outros serviços que a gente entende que são importantes também, mas existe uma boa possibilidade de ser autorizado sim” , disse.
Aeroporto
Outro assunto discutido durante o encontro, segundo a Prefeitura, foi a ampliação da estrutura aeroportuária de Araçatuba. A cidade conta com o aeroporto Dario Guarita, que é administrado pela ASP (Aeroportos Paulistas) e conta com voos regulares da Gol e da Azul.
Segundo o que foi divulgado, entre as solicitações, está a realização de melhorias no estacionamento do empreendimento, adequações na pista e até a criação de um corredor viário, ligando o aeroporto à área urbana do município.
Frequentemente equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar são acionadas para fazer a escolta de equipes médicas que se deslocam à cidade para a captação de órgãos na Santa Casa e no Hospital Unimed, para garantir maior agilidade no transporte.
Gargalos
Em nota, o secretário de Desenvolvimento destaca que o município busca soluções para gargalos históricos de mobilidade e logística e classifica a reunião como positiva. Zanatta confirma que a cidade teria recebido sinalização favorável da Artesp para investimentos futuros tanto na malha viária quanto no aeroporto. “O que ouvimos é que haverá melhorias e investimentos nas entradas da cidade” , informa.
Sobre o aeroporto, de acordo com o prefeito, a informação é de que os investimentos devem começar a partir de 2027, conforme prevê o contrato de concessão. Ele argumenta que Araçatuba tem registrado crescimento no volume de passageiros, com duas empresas operando e taxa de ocupação muito satisfatória. “Precisamos desses investimentos no aeroporto e tudo indica que eles devem começar a partir de 2027” , completa.
