*Matéria atualizada às 16h20
O governo do Estado manteve a região de Araçatuba (SP) na Fase Laranja do Plano São Paulo, em reclassificação anunciada no início da tarde desta sexta-feira (22). Também foi informado que assim como ocorreu nos feriados do Natal e do Ano-Novo, nos próximos finais de semana, todo o Estado de São Paulo estará na Fase Vermelha, sendo autorizado o funcionamento apenas dos serviços essenciais no sábado e no domingo.
Com a nova reclassificação, a partir de segunda-feira (25), as regiões de Barretos, Bauru, Franca, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté irão regredir para a Fase Vermelha e se juntam à região de Marília, que está na fase mais restrita desde o início desta semana.
Assim como a região de Araçatuba, as demais do Estado, incluindo a Grande São Paulo, ficam na Fase Laranja. Completam a lista as regiões de Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.
Restrições
A novidade anunciada pelo governo do Estado é que a partir de segunda-feira, passam a valer as regras da Fase Vermelha após as 20h em todo território paulista. Nesse caso, não haverá grandes alterações, já que esse é o horário máximo de funcionamento dos shopping centers e restaurantes, com atendimento presencial, na Fase Laranja.
Porém, a regra também valerá para os próximos finais de semana (dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro). Assim como ocorreu nos feriadões de Natal e Ano-Novo, nesses dias, apenas os serviços essenciais poderão funcionar em todo Estado.
Também ficou definido que até 7 de fevereiro, nenhuma região avançará às fases Amarela e Verde do Plano São Paulo.