Cultura

Araçatuba recebe mestre Chacon Viana para atividade gratuita

Mestre, que é de Recife e reconhecido como uma das maiores autoridades no maracatu, comanda roda de conversa neste sábado (11) na Emeb Maria Mercedes Cassiolato de Souza

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
10/06/22 às 17h00
(Foto: Divulgação)

O mestre Chacon Viana é filho de Elda Viana, conhecida como rainha da Nação do Maracatu Porto Rico, em Recife (PE). Seguindo os passos da mãe dentro do maracatu, Chacon é mestre de cultura da Nação do Maracatu Porto Rico e reconhecido como uma das maiores referências do segmento no País.

Araçatuba (SP) recebe o mestre neste sábado (11), para uma atividade gratuita e aberta a toda comunidade. A partir das 9h, Chacon comanda roda de conversa sobre ancestralidade, fundamentos, atuação e história do Maracatu Nação. O evento acontece na Emeb Maria Mercedes Cassiolato de Souza, no residencial Jardim Atlântico. Para participar, não precisa de inscrição prévia. 

A atividade é organizada pelo grupo de maracatu Baque D’Orum, de Araçatuba, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a fundadora e líder do grupo, Aline Benitez, o evento faz parte da trajetória da construção da cultura do maracatu em Araçatuba. 

"A gente vai aprendendo aos poucos; eu fiz a primeira parte de trazer o maracatu pra cá e ensinar os primeiros participantes. Depois, nos organizamos para receber outros batuqueiros, que têm responsabilidades dentro da Nação, para confecção de instrumentos, roupas e para aperfeiçoar os toques. E agora estamos prontos para receber a autoridade maior, que é o mestre". 

Sobre Chacon

Chacon é coordenador geral no resgate cultural da Noite do Dendê, que integra o calendário do Estado de Pernambuco e babalorixá do Ylê Oxossi Guangoubira. É fundador e idealizador da Orquestra de Ilú e há 17 anos atua na produção da abertura do Carnaval, hoje conhecido como Tumaraca. 

Atualmente, também é gestor do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura de Recife desde 2017 e coordena o polo afro dos afoxés Ubuntu desde 2018. 

Nação

A Nação do Maracatu Porto Rico completa 106 anos em 2022. A data de fundação é 7 de setembro de 1916, no sítio de Palmeirinha, localizado em Palmares (PE), sob a liderança de João Francisco Itá. Chico de Itá foi rei da Nação e remanescente do Quilombo dos Palmeres. No total, 50 grupos pelo mundo recebem os saberes. 

Várias conquistas marcam a história do grupo. O Nação Porto Rico acumula 36 vitórias na agremiação dos maracatus no Carnaval de Recife, com nove vitórias consecutivas. Já o Ponto de Cultura Nação do Maracatu Porto Rico foi contemplado em editais da lei Aldir Blanc e ofereceu alguns eventos on-line em 2021

Em Araçatuba, o grupo Baque D´Orum responde para a Nação. Para saber mais sobre a história do projeto, clique aqui

 

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.