Cultura

Canções de Tom Zé ganham versões em piano e voz em Araçatuba

Transmissão ao vivo com a cantora Talita Rustichelli e a pianista Ariane Bego acontece no próximo dia 1º

Da redação - Hojemais Araçatuba
29/11/20 às 18h00
Da esquerda para a direita, Ariane e Talita; pianista e cantora se apresentam juntas há 10 anos (Foto: Manu Zambon/Divulgação)

De versos da canção de Tom Zé, chamada "Multiplicar-se única", e da referência a sua trilogia de álbuns, "Estudando o Samba", "Estudando a Bossa-Nova" e "Estudando o Pagode", surgiu o projeto "Multiplicando Tom Zé", das artistas Talita Rustichelli (cantora), de Araçatuba (SP), e Ariane Bego (pianista), de Birigui.

O trabalho, que foi produzido originalmente para apresentações presenciais, ganhou formato on-line. A transmissão ao vivo acontece no próximo dia 1º (terça-feira), às 19h30, pelo canal de Talita no YouTube ( www.youtube.com/talitanr ).

Neste show, a dupla homenageia o compositor tropicalista trazendo para o ambiente on-line a irreverência de Tom Zé e suas obras sem fronteiras e sem amarras.

Segundo as artistas, estão no repertório músicas de diferentes fases da carreira do músico baiano, como "Parque Industrial", "São, São Paulo", "Papa Francisco Perdoa", "Augusta, Angélica e Consolação", "Você Gosta?", "Menina Amanhã de Manhã" e "Politicar". 

Formato

A primeira apresentação do show "Multiplicando Tom Zé" aconteceu em fevereiro de 2020, na abertura de um evento em um teatro de Araçatuba, para cerca de 400 pessoas presentes.

Conforme explica Talita, o novo formato digital exige um tipo diferente de interação com quem está assistindo.

"A internet possibilita muitas coisas, entre elas, a dispersão rápida. A gente costuma fazer mil coisas ao mesmo tempo hoje em dia. É claro que, por si, o repertório já é atraente, as músicas têm um apelo diferenciado nas letras do Tom e também nos arranjos que fizemos. Mas, nosso desafio é manter a conexão das pessoas (no sentido literal e no figurado), fazer com que nossa 'comunicação musical' seja eficaz. Então, a gente vai falar um pouco com quem estiver do outro lado da tela Teremos um apoio, que nos ajudará a responder mensagens de quem estiver assistindo, por exemplo", diz. 

A cantora ressalta ainda que todos os cuidados e regras de saúde e prevenção ao coronavírus serão tomados; o local de realização tem amplas portas que permanecerão abertas, as artistas estarão a uma distância segura e a equipe presente no local utilizará máscaras, entre outros cuidados.

A transmissão será feita no Espaço Geometria Social, em Araçatuba, sem a presença de plateia, e será o primeiro show realizado no local, que será inaugurado em breve.

O show foi vencedor de edital do Programa de Fomento à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, viabilizado por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ariane e Talita

A pianista Ariane Bego e a cantora Talita Rustichelli se apresentam juntas há 10 anos. Começaram tocando em bares, restaurantes, cerimônias e eventos em geral (trabalho que ainda realizam), como a maioria dos músicos, e em 2011 fizeram o primeiro show: “Samba em Boca de Mulher”. O projeto homenageou cantoras de samba e circulou por cidades como Araçatuba, Birigui, Guararapes, Nova Luzitânia e Lourdes, por meio de instituições como Sesc Birigui, Sesi Birigui e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Ao lado dos músicos Henrique Pereira (baixo), Leandro Guimarães (trombone) e Pepa (bateria), realizaram ainda o show “Desde ‘Pelo Telefone’ – 100 anos de samba”. Em 2016, o projeto teve sua estreia, por meio do Sesc Birigui, e foi aprovado no edital de música do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura de Araçatuba. Pelo show, os músicos também foram homenageados com o Troféu Odette Costa 2017, oferecido pela Prefeitura de Araçatuba.  

Serviço:

Live “Multiplicando Tom Zé” – Com Talita Rustichelli e Ariane Bego

Terça-feira (1º) -  às 19h30

Página: youtube.com/talitanr

Gratuito

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.