Cultura

Cia Alternativa apresenta “Cabaret Brecht” ao vivo nesta terça

Trabalho da companhia de Penápolis foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e será apresentado ao vivo pelo Youtube, nesta terça (1º)

Da redação - Hojemais Araçatuba
01/12/20 às 16h27
“Cabaret Brencht” conta com um ator, uma atriz e três músicos em cena (Foto: Thaísa Fernanda / Cia Alternativa de Teatro)

Após quase oito meses de pausa nos trabalhos presenciais por conta da pandemia, a Cia Alternativa de Teatro, de Penápolis (SP), retorna com o novo trabalho, “Cabaret Brecht – dificuldade em dizer a verdade”.

O projeto foi selecionado pelo edital municipal de na área de artes cênicas da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e será apresentado ao vivo nesta terça-feira (1º), a partir das 20h30.

A live será disponibilizada ao público pelo canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Penápolis . A apresentação é gratuita. O público poderá interagir com mensagens no chat durante a live, destaca o grupo. 

Quem não conseguir assistir ao vivo, pode acessra depois o vídeo, que ficará gravado no mesmo canal. 

“Cabaret Brecht - dificuldade em dizer a verdade” é um exercício cênico musical criado pela Cia Alternativa de Teatro, baseado nas músicas e textos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, autor que inspira o grupo penapolense.

Caos

De acordo com o ator e um dos fundadores da cia, Rodrigo Santiago, o projeto surgiu após a reflexão do grupo sobre o teatro e o papel do artista em meio ao caos que se tornou o ano de 2020.

“Buscamos referência na dramaturgia de Brecht para criar uma obra que venha refletir as questões sociais, morais e sanitárias que perpassam o Brasil no meio de uma das maiores crises da humanidade pós-Segunda Guerra Mundial”, comentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasil pandêmico

“Cabaret Brencht” conta com um ator, uma atriz e três músicos em cena. No meio de uma pandemia, eles recriam o universo de Brecht por meio de um cabaré. Em uma sala de ensaio, os artistas passam por músicas, poemas e trechos de peças do dramaturgo alemão que parecem ter sido escritas para o Brasil neste período.

A temática do processo criativo partiu do ensaio “Cinco dificuldades no escrever a verdade”, escrito por Brecht em 1934, que reflete sobre o avanço do nazifascismo na Europa.

“Essa temática nos interessou porque vivemos em uma era de fake news e enquanto artistas, temos o dever de alertar sobre a dificuldade de comunicar os fatos e refletir sobre eles em uma sociedade moldada em mentiras convenientes, moralidades flexíveis e de hipocrisia tão descarada”, disparou Santiago.  

Vale destacar que para os ensaios presenciais e live de “Cabaret Brecht”, a Cia Alternativa adota todo o protocolo de prevenção do coronavírus, inclusive reduziu pela metade o número de artistas do grupo que participam deste exercício cênico.

Projetos Virtuais

Durante todo o período de isolamento social, a Cia Alternativa de Teatro realizou o projeto “Conversas Isoladas”, que contou com 10 edições - de maio a julho de 2020 - e participações especiais de atores, diretores e professores de teatro reconhecidos nacionalmente.

Em agosto, a Cia Alternativa foi convidada pelo Sesc Birigui para participar da oficina virtual “Partilhas e Experimentos Teatrais em Isolamento”, com orientação de Tiche Vianna e Ésio Magalhães, do grupo Barracão de Teatro.

Serviço

Apresentação ao vivo de “Cabaret Brecht – dificuldade em dizer a verdade”  - com a Cia Alternativa de Teatro

Terça-feira (1º) – às 20h30

Youtube: Canal da Prefeitura de Penápolis

Gratuito

A classificação é 16 anos

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.