Cultura

'Natal dos Sonhos' tem início em Penápolis e traz novidade inédita na região

Projeto experimental de iluminação utiliza energia fotovoltaica na decoração da casa do Papai Noel

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
01/12/21 às 18h54
Aldeia do Papai Noel traz casa com iluminação de energia fotovoltaica (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (1), Penápolis (SP) dá início ao "Natal dos Sonhos", com o lançamento da Aldeia do Papai Noel e do Sonho Colorido. As cerimônias e o acendimento oficial das luzes decorativas acontecem a partir das 19h, na Praça Carlos Sampaio, no Centro. 

Na ocasião, a Prefeitura faz o lançamento oficial da Aldeia do Papai Noel. O “Bom Velhinho” ficará disponível para receber moradores que desejam registrar o momento. Após a cerimônia, haverá a apresentação do musical de natal do coral e da orquestra filarmônica Jerusalém.

O evento também contará com a apresentação do coral de alunos do Programa de Ensino Integral das Escolas Estaduais Augusto Pereira de Moraes e Luiz Chrisóstomo de Oliveira.

O “Natal dos Sonhos” é uma parceria da Prefeitura de Penápolis com o Sincomercio e ACE (Associação Comercial e Empresarial), além do apoio de voluntários; está sob a coordenação das secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento e Trabalho e conta com o apoio de todas as demais secretarias municipais e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

Energia solar

Uma das novidades desse ano é a iluminação da casa do Papai Noel, que conta com 800 luzes de led azuis alimentadas por sistema fotovoltaico. De acordo com o prefeito Caique Rossi (PSD), a ideia surgiu do funcionário público Armando Soares e o presidente da ACE e empresário João Fernandes, responsável pela instalação das placas de energia solar.

Segundo o prefeito, o uso de recurso limpo na decoração natalina é uma novidade na região e o objetivo é fomentar essa prática. “Esperamos fomentar a discussão da energia limpa e estimular que mais pessoas possam colocar em prática. Teremos um resultado financeiro, mas é insignificante. O mais importante é a inovação”.

“Por se tratar de um sistema relativamente pequeno, para apresentação da tecnologia, foi escolhido o sistema “off-grid”, ou seja, o sistema tem autonomia de funcionamento utilizando baterias que operam da seguinte maneira: o sistema recebe a energia proveniente dos módulos fotovoltaicos e armazena na bateria, e a noite em horário determinado o sistema liga/desliga os leds (azuis) da decoração”, explica Fernandes. Como se trata de um projeto piloto, a ideia é aperfeiçoar o sistema e ampliar o uso nos próximos anos.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Lucas Casella, o fato de Penápolis estar há quase dois anos sem evento devido à pandemia, o Natal vem como uma oportunidade de levar ao público, além do espírito natalino, tudo o que a cidade tem de melhor para oferecer, para que as pessoas sintam que há esperança e vida. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.