Cultura

Penápolis terá exposição sobre história do rádio

Mostra contará com rádios antigos das décadas de 30 e 40, que funcionavam por válvulas, vitrolas, além de objetos que pertencem às rádios de Penápolis, como o primeiro microfone da Rádio Difusora

Da redação - Hojemais Araçatuba
20/09/21 às 20h00
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Penápolis (SP) convida toda a comunidade para prestigiar a 1ª edição da exposição “Rádio – Nossa História”, que acontecerá de 25 de setembro a 3 de outubro, no Penápolis Garden Shopping.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem como objetivo resgatar a história do rádio penapolense. A exposição contará com fotos, objetos, histórias e personalidades importantes do cenário radiofônico de Penápolis. 

Dia do Rádio

A abertura da Exposição “Rádio – Nossa História” será no próximo sábado (25), data em que é celebrado o Dia Nacional do Rádio. O evento acontecerá a partir das 15h, no hall em frente ao Espaço Garden. Na oportunidade, será feita uma homenagem surpresa a um radialista da cidade, cuja história profissional está entrelaçada à história do rádio em Penápolis. 

Segundo informou o chefe de serviço da secretaria e organizador do evento, Armando Soares, a exposição celebra os 99 anos do rádio no Brasil e, principalmente, os 71 anos do rádio em Penápolis, com a fundação da Rádio Difusora. 

“A exposição contará com diversos rádios antigos das décadas de 30 e 40, rádios que funcionavam por válvulas (valvulados), vitrolas, além de objetos que pertencem às rádios de Penápolis, como o primeiro microfone da Rádio Difusora e a cartucheira de propaganda da Rádio Ativa FM, antes conhecida como Rádio Atividade”, conta.. 

Colecionadores 

Para realizar o evento, a Secult contou com apoio dos colecionadores de rádios antigos que de forma voluntária, emprestaram seus exemplares para a exposição. Colaboraram Carlos Netto, Reinaldo Vieira, família Parisi em nome de Cláudio Parisi, José Roberto Pereira e Ivana dos Santos Silva, filha do fundador da Rádio Difusora, o "Chico da rádio". A coordenação da exposição é da encarregada do Museu Histórico, Alessandra Nadai, responsável pela montagem do acervo. 

O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, convida toda a comunidade de Penápolis e região para visitar a exposição. “O rádio faz parte da vida de muita gente, sendo um dos principais meios de informação e entretenimento até hoje. Acredito que todos vão gostar dessa exposição montada com muito carinho por nossa equipe. É uma forma de valorizarmos a história do rádio em Penápolis”, disse o chefe da pasta.

 

 

 

 

 

 

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  14/10/21 às 21h40
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.