Cultura

Plataforma de formação cultural gratuita abre inscrições 

Pessoas da região de Araçatuba que possuem interesse em formação em arte e cultura podem se inscrever a partir do dia 9 de maio para o Ciclo Cultura e Sociedade do LAB Criação

Da redação - Hojemais Araçatuba
09/05/22 às 10h50
Jaqueline Fernandes, Ana C. Fernandes e Gisele M. Nussbaumer comandam o Webinário de Abertura, com o tema "Políticas públicas de cultura" (Foto: Divulgação)

O LAB Criação — Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura, realizará o Ciclo Cultura e Sociedade, com uma série de atividades formativas on-line, como webinários, videoaulas, e-book, além de orientação de projetos culturais.

A programação é gratuita e acontece a partir de 26 de maio de 2022. Pessoas da região de Araçatuba podem participar, fazendo as inscrições no site do LAB Criação ( https://www.labcriacao.com/ ).

O Ciclo Cultura e Sociedade promove a pesquisa e produção cultural compartilhando conhecimentos de artistas, educadoras(es), gestoras(es) e produtoras(es) que pesquisam e trabalham com artes cênicas, cultura e sociedade. 

O ciclo está dividido em três módulos com dez videoaulas expositivas e um e-book de apoio ao processo de aprendizagem. As aulas trazem reflexões sobre o papel social da arte e da cultura abordando questões de políticas públicas, economia, processos de pesquisa, criação, gestão e produção cultural e teatral.

Temas

Webinários com transmissão ao vivo abrem e encerram o ciclo com os temas "Políticas públicas de cultura" e "Cultura, teatro e sociedade". 

"Cultura e participação social", "Artes e vida pública", "Escrita e dramaturgia negra", "Elaboração e fomento a projetos socioculturais" são alguns dos temas centrais abordados durante o ciclo. Todo conteúdo pode ser acessado pelo site.

Quem se interessar em aprofundar os conhecimentos para o desenvolvimento de um projeto sociocultural pode se candidatar para as mentorias, encontros de orientação de projetos conduzidos por educadoras com experiência na área. 

O Ciclo Cultura e Sociedade é realizado com recursos do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura ), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Araçatuba e da Prefeitura de Blumenau (SC), realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva, Simpoiese Projetos Culturais, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e governo federal. 

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia o Lab Criação porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, diretora de sustentabilidade e comunicação da WestRock Brasil.

Sobre o LAB Criação 

O LAB Criação é uma plataforma virtual que reúne conhecimentos voltados à formação cultural, à criação e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos socioculturais. O projeto tem a intenção de contribuir com a formação de jovens e adultos e possibilitar o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, com produção e troca de saberes entre educadores e estudantes participantes, compartilhando conhecimento e disponibilizando conteúdos inéditos e educativos.

Com uma equipe pedagógica especializada e um sistema virtual, serão apresentadas propostas reflexivas e práticas, pesquisas, debates, produções e ações em arte e cultura.

Todas as atividades são gratuitas e on-line, desenvolvidas com especial atenção à acessibilidade com o propósito de democratizar o acesso aos públicos diversos.

O compromisso do LAB Criação é com a promoção dos direitos culturais, o exercício da cidadania cultural, o respeito às diferenças e o reconhecimento da diversidade de práticas simbólicas e manifestações culturais da sociedade, contribuindo com as ações de qualificação técnica, de gestão e produção em arte e cultura, bem como estimulando a profissionalização e o fortalecimento da economia da cultura.  

Confira a programação completa:

Webinário de abertura
Tema: Políticas públicas de cultura
Participantes: Ana Clarissa Fernandes, Gisele Marchiori Nussbaumer e Jaqueline Fernandes

 

Videoaulas e E-book

Módulo I - Cultura e Democracia
Cultura e participação social com Maria Carolina Vasconcelos
Economia da cultura e solidariedade com Luana Vilutis
Pesquisas e informações culturais com Ana Paula do Val

Módulo II - Corpo, Arte e Política
Artes e vida pública com Vanéssia Gomes Santos
Teatro documentário com Aline Ferraz e Marcelo Soler
Escrita e dramaturgia negra com Cristiane Sobral
Escrita e dramaturgia pós gênero com Maria Léo Araruna
Acessibilidade em cena com Bruno Ramos

Módulo III - Gestão cultural
Projetos socioculturais com Viviane Pinto
Fomento a projetos socioculturais com Chimeni Maia

Webinário de encerramento
Cultura, teatro e sociedade com Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo

Mentorias
Orientação de projetos culturais com Chimeni Maia, Luana Devechiati, Tania Capel e Viviane Pinto
Aula aberta: tira-dúvidas sobre elaboração de projetos
Encontros de orientação de projetos

SERVIÇO 

Calendário do “Ciclo Cultura e Sociedade”

Inscrições do curso: a partir de 9 de maio 

Webinario de abertura: 26 de maio

Webinario de encerramento: 14 de junho

Mentorias: de 13 de junho a 15 de julho  

Inscrições e informações: https://www.labcriacao.com/

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  30/06/22 às 19h33
  01/07/22 às 15h00
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.