Uma espécie de Tinder para cães até softwares e aplicativos para segmentos específicos, como odontologia e agronegócio. No total, 11 projetos da região de Araçatuba foram selecionados no Startup SP, programa de desenvolvimento de startups digitais em estágio de validação das premissas dos modelos de negócio, sobretudo àquelas relacionadas ao problema de mercado, segmentos de clientes, solução e modelo de receitas.
O programa é realizado pelo Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), tem duração de quatro meses e oferece capacitações, acompanhamento de negócios, conexão com outros programas e investidores e mentoria com parceiros de mercado.
De acordo com o gestor do programa na região, Vitor Martins, foram 19 projetos inscritos na região para dez vagas. No entanto, duas propostas ficaram empatadas na banca de pitch – fase onde ocorre a apresentação dos principais pontos do negócio – e acabaram sendo aceitas pelos gestores.
Inscrições
O número de inscritos surpreendeu, segundo Martins. “Empatamos com a região de Bauru e tivemos mais projetos do que as regiões de São José do Rio Preto e Jundiaí”, comparou Vitor Martins, gestor do programa de Startups SP na região.
Martins destaca que a seleção dos participantes não leva em consideração apenas o projeto, mas os empreendedores, pois modelos de negócios são facilmente copiados.
Ações
As ações do programa tiveram início na última quarta-feira (7). Serão 19 semanas, cada uma com uma atividade programada, que vão desde as presenciais até mentorias. Há ainda atividades a distância, da Escola de Negócios Sebrae-SP.
O cronograma conta ainda com Bootcamp, entre os dias 17 e 19 de outubro, em São Paulo, onde as startups terão um treinamento de alta intensidade no desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
O programa será encerrado com o Demo Day, em Araçatuba, onde, além de um palestrante de renome, os empreendedores poderão apresentar seu modelo de negócios, contar suas trajetórias e os resultados obtidos com o programa para a comunidade.
Em Araçatuba, o Startup SP tem apoio das prefeituras de Araçatuba e Birigui, Fatec, Etec, Funep, Fateb, Senac, Instituto Federal São Paulo - campus Birigui, Unisalesiano, Unitoledo, Unip, Inovata e
Hojemais Araçatuba
.
Conheça as 11 startups selecionadas: