Geral

87 porquinhos-da-índia são retirados de local insalubre em Catanduva

O proprietário do estabelecimento disse que comprou um casal de roedores, porém perdeu o controle da reprodução dos animais

Da redação - Hojemais Araçatuba
13/01/22 às 17h03
Foram recolhidos do local 87 porquinhos-da-índia (Foto: Divulgação)

Oitenta e sete porquinhos-da-índia foram retirados de local insalubre, por Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal, de Catanduva (SP), após denúncia. Os roedores são domesticados e atualmente são populares como animais de estimação em diversos países.

A informação que chegou até a médica veterinária Ivânia Soldati, que é vereadora naquela cidade, era de que animais choravam muito, durante dia e noite. No entanto, os vizinhos não sabiam do que se tratava.

Protetora dos animais há mais de 15 anos, Ivânia acionou a Patrulha Ambiental. Na primeira visita, feita nesta quarta-feira (12), a vereadora e os guardas municipais tiveram apoio do proprietário do estabelecimento, que fica no Centro da cidade. Foi nesta visita que tomaram conhecimento que se tratavam de porquinhos-da-índia.

Já nesta quinta-feira (13) eles foram recolhidos e levados para uma clínica veterinária particular, que está cuidando dos roedores.

O proprietário do estabelecimento disse que comprou um casal de porquinhos-da-índia, porém perdeu o controle da reprodução dos animais.

Local

Segundo a Patrulha Ambiental, o tutor foi orientado sobre a falta de estrutura do local e reconheceu que o espaço estava sujo, sem condições de abrigar os porquinhos. A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Catanduva também esteve no local para tomar as medidas cabíveis.

“A alimentação estava misturada com fezes e o local estava insalubre, totalmente desfavorável aos cuidados básicos para manter os porquinhos-da-índia como pets”, explicou Ivânia.

Pet

A médica veterinária conta que os animais são oriundos do Peru e, por serem dóceis, são bastante procurados como pet, mas faz um alerta. “Não são brinquedos e a família deve unir forças para cuidar, alimentar, limpar, levar no veterinário e dar muito amor e atenção”, destacou.

Os porquinhos estão sob cuidados da clínica veterinária, que irá adotar alguns animais e colocará os demais para adoção.

Serviço

Denúncias sobre maus-tratos ou abandono de animais podem ser feitas no telefone gratuito da Guarda Civil Municipal - 153.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.