Geral

Petrobras anuncia redução de 5% no preço do gás natural

Para os botijões o reajuste não gera impactos; medida deverá beneficiar moradores que consomem gás natural canalizado e motoristas com carros que utilizam GNV

Léo Rodrigues - Agência Brasil
10/10/22 às 18h52
Foto: Agência Petrobras

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (10) que o preço praticado na comercialização do gás natural com as distribuidoras sofrerá redução média de 5% a partir de 1º de novembro, para vigorar até janeiro de 2023. Porém, o reajuste final repassado ao consumidor é incerto, já que outros fatores exercem influência sobre o mercado como as margens de lucro das distribuidoras e dos postos de revenda e os tributos federais e estaduais.

Para os botijões a base de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o reajuste não gera impactos. A medida deverá beneficiar principalmente moradores que consomem gás natural canalizado e motoristas com carros que utilizam GNV (Gás Natural Veicular).

Setores da indústria que usam o gás natural como fonte de energia também são favorecidos. Isso ocorre, por exemplo, na produção química, metalúrgica, farmacêutica e têxtil.

Atualização

Essa é a segunda atualização anunciada em 2022, já que em maio houve um aumento de 19%. Desde 2016, a Petrobras adota a PPI (Política de Preços de Paridade de Importação), que vincula os preços praticados no País aos que são praticados no mercado internacional tendo como referência o preço do barril de petróleo tipo brent, que é calculado em dólar.

De acordo com nota divulgada pela estatal, a redução respeita contratos acordados com as distribuidoras. A Petrobras informa que, no último trimestre, o petróleo teve queda 11,5% e o câmbio sofreu uma depreciação de 6,5%.

A estatal  afirma ainda que pratica uma atualização trimestral no preço do gás natural para atenuar volatilidades momentâneas e aliviar o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando maior previsibilidade. "Os contratos são públicos e divulgados no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)", diz a nota da Petrobras.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.