PET

Elementos químicos do cigarro podem causar câncer nos pets

Problema pode afetar animais de estimação que convivem com tutores fumantes

Sérgio Dias - Especial para o Hojemais Araçatuba
13/06/21 às 16h10
(Foto: Divulgação)

Não é novidade que o cigarro prejudica a saúde de quem fuma e dos fumantes passivos, aquelas pessoas que não fumam, mas se encontram expostas, principalmente em locais fechados, à fumaça do cigarro.

Mas você sabia que os pets que possuem tutores fumantes podem ser “fumantes passivos” e têm mais chances de desenvolver problemas respiratórios, doenças nos olhos e até câncer?

“Tumores nos pulmões e no nariz são mais frequentes em pets que moram em casas onde a nicotina é utilizada, fora as doenças mais simples como as alergias e as irritações oculares. Além disso, lesões na pele do pet também podem acontecer por causa da fumaça inalada. Os animais se tornam fumantes passivos tal e qual acontece com quem não fuma, mas convive com fumantes”, conta a veterinária Luana Sartori.

Os cães e gatos absorvem ainda mais os elementos químicos do cigarro, pois estão o tempo todo se lambendo. As doenças que acometem os animais por conta da nicotina são graves, as intoxicações podem ser sérias e não é preciso uma grande quantidade de fumaça para que os pets sejam prejudicados. 

Os elementos químicos do cigarro podem causar aos pets bronquite, conjuntivite, obesidade, tosses crônicas, lesões na pele e olhos, pneumonia grave, alergias diversas e câncer na boca, nariz e pulmão.  

A solução mais benéfica tanto para pets como para seus tutores é, obviamente, parar de fumar. “Se isso não for possível, evitar fumar perto do pet é fundamental, lavar as mãos após o uso da nicotina e trocar as roupas frequentemente podem ajudar a prevenir os riscos”, explica a profissional. 

Além de tudo isso, as dicas essenciais também incluem levar o pet ao veterinário com frequência e não esquecer as vacinas necessárias para mantê-lo seguro e saudável por muitos anos. 

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PET
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.