Um policial militar da reserva de 68 anos, morador em Araçatuba (SP), bateu o carro que conduzia em outros dois na rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461), em Birigui, na tarde deste sábado (2). Ele fez o teste do bafômetro, que apontou embriaguez, e confessou que havia ingerido bebida alcoólica.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, por volta das 17h a Polícia Militar Rodoviária foi informada de um engavetamento envolvendo três veículos no quilômetro 35 da estrada. No local foi constatado que não houve vítimas e os condutores dos veículos envolvidos foram convidados a fazer o teste do bafômetro, o que é de praxe em ocorrências do tipo.
Segundo os policiais que apresentaram a ocorrência, apesar de o policial da reserva não apresentar sinais de embriaguez, o equipamento apontou 0,79 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. O índice é mais do que o dobro do limite previsto para a prisão em flagrante, que é 0,33 miligrama.
Detido
O policial da reserva foi apresentado no plantão policial de Birigui e em depoimento disse que durante a tarde, não se recordando o horário, havia bebido duas garrafas de 300 ml de cerveja e um destilado, em um barzinho na cidade de Brejo Alegre.
Ele alegou que quando seguia para Araçatuba conduzindo um GM Classic, o condutor de um veículo que seguia à frente dele freou. Sem tempo hábil de acionar o freio, ele acabou batendo na lateral do outro automóvel, que não teve as características informadas.
Na sequência, o carro dele teria derrapado na pista e batido em um segundo veículo que estava um pouco à frente. Também não foi informada as características desse outro carro e quais os danos sofridos nos três veículos.
Contraprova
O policial da reserva solicitou que fosse coletado sangue para posterior exame de dosagem alcoólica. Como o resultado não é emitido na hora, não ocorre a prisão em flagrante.
Além disso, o delegado que presidiu a ocorrência levou em consideração que o engavetamento não deixou vítimas e o liberou após o depoimento. Porém, será instaurado inquérito policial.
