Dois homens, um com 29 e outro com 40 anos, foram presos na madrugada desta quarta-feira (25) em Birigui (SP), acusados de furtarem fios elétricos da iluminação pública. Um terceiro suspeito de participação no crime conseguiu fugir, mas foi identificado.
O flagrante foi feito por volta das 2h, por policiais militares que estavam em patrulhamento pela área central da cidade e viram os três homens no cruzamento da rua Saudades com a rua Aurora.
Segundo a polícia, ao perceber a aproximação da viatura, um deles saiu correndo e conseguiu fugir, apesar de ter sido identificado. Os outros dois foram detidos e cada um deles estava com uma mochila.
Furto
Ainda de acordo com os policiais, eles enrolavam cabos de energia que pretendiam guardar e transportar nas mochilas. Ao serem questionados, confessaram que estavam furtando cabos instalados na rede pública.
A dupla contou que abriu as tampas das caixas de energia, instaladas entre os numerais 1.400 e 1.650 da rua Saudades, cortaram e puxaram os cabos subterrâneos. Segundo a polícia, eles já haviam retirado aproximadamente 50 quilos de cabos de energia.
Os investigados ainda confirmaram que o homem que conseguiu fugir também participava do furto e que eles pretendiam queimar os cabos e vender os cobres em algum ferro-velho da cidade.
Com os dois também foram apreendidos par de luvas, alicate e um pedaço de foice. Como os cabos furtados pertencem à Prefeitura, segundo a polícia, foi solicitada a presença de um guarda municipal para acompanhar o registro da ocorrência.
Presos
Os acusados foram apresentados no plantão policial e tiveram a prisão confirmada pelo delegado plantonista. Eles serão indiciados por furto praticado mediante rompimento de obstáculo e em concurso de agentes.
Como a pena em caso de condenação é superior a 4 anos de prisão, os investigados permaneceram à disposição da Justiça.
A Prefeitura informou que como os cabos apreendidos foram retirados dos postes ornamentais, não comprometem a iluminação pública nesse trecho. Posteriormente esses cabos serão repostos.