Política

Vereador retira projeto que proibia banheiros multigêneros em Penápolis e pede desculpas

Altair Reis explicou a decisão, negou homofobia e disse que pretende criar comissão para discutir o assunto

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
26/04/22 às 14h30
(Foto: Reprodução Facebook)

O vereador Altair dos Santos Reis, o Altair Reis (Cidadania), retirou do Legislativo o projeto de sua autoria, que proibia a criação de banheiros multigêneros em Penápolis (SP). A matéria entrou em discussão nesta segunda-feira (25), durante a 12ª sessão ordinária do ano da Câmara. 

Antes de Reis de pronunciar e anunciar a retirada do texto, munícipes ligados à causa LGBTQIA+ usaram a tribuna livre para se manifestarem contrários à proibição, assim como alguns vereadores, que usaram o pequeno expediente para se posicionarem. 

Reis explicou a decisão e reconheceu que se equivocou em alguns trechos da matéria. Ele atribuiu a falha ao fato de copiar e colar informações de outros lugares, no projeto. "Na minha inocência, posso ter prejudicado e ofendido muitas pessoas. Peço desculpas, não foi minha intenção". Disse ainda que não se encaixa no perfil homofóbico e citou que em sua família há relação homoafetiva. 

O vereador explicou que havia visto alguns municípios tendo problemas por conta dos banheiros multigêneros. Citou Bauru, onde teve a polêmica envolvendo os sanitários do McDonald´s, e também Três Lagoas (MS) e outras cidades, que aprovaram a iniciativa de criar banheiros desse tipo.

"Na minha concepção de cristão, isso é coisa simples: 'banheiro homem', 'banheiro mulher'. Se tirou as placas, ficar tudo junto, na minha doutrina, na minha cabeça de matuto, para mim não era permitido. Pensei: 'Vamos antecipar e colocar para a população'. Multigêneros para mim eram homem e mulher, em momento algum, na minha intenção, estava envolvendo a causa LGBT ou outras causas" (sic), disse o vereador na tribuna.

Reis afirmou ainda que como cristão, se considera um instrumento de Deus e que está sendo feita a vontade Dele. Citou mais uma vez que foi inocente e acabou ofedendo a comunidade LGBTQIA+ por conta do projeto estar em desacordo. "Eu ouvi que realmente a causa é muito mais sensível que imaginei", frisou, ao lembrar que se reuniu com lideranças da comunidade, para discutir o assunto. 

Comissão

Além de se reunir com pessoas ligadas ao movimento LGBTQIA+, disse que também procurou a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do município, associação dos pastores e diocese, e decidiu aceitar a sugestão do presidente da Ordem, de criar uma comissão formada por instituições e lideranças, para trabalhar num protótipo do projeto. Dessa forma, pretende apresentar na próxima sessão um requerimento para montar a comissão. 

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), parabenizou a atitude de Reis e usou o tempo na tribuna para sugerir que a comissão não se atenha ao projeto do banheiro multigêneros, e sim às demandas importantes para a causa LGBTQIA+. "Evoluir, trazer para a sociedade um debate mais amplo", disse. 

A presidente da Câmara, a vereadora Letícia Takano Sader, a Letícia Sader (MDB), também considerou uma atitude sensata. "Altair, se Deus te usou, foi para fortalecer a luta do movimento e quem sabe fortalecer a criação de um conselho municipal da diversidade. Faz um ano que eu fiz essa indicação e acredito que com esse grupo forte, se crie, dê importância ao conselho, que é representativo, consultivo, para esse assunto e diversos outros". 

Proibição

Projeto nº 24 tornava proibida a instalação de sanitários multigêneros em espaços públicos e privados de Penápolis, com ou sem restrição ao acesso e à circulação. O projeto abrange espaços públicos, como ruas, avenidas, praças, parques, estações de trem, terminais de ônibus, edifícios públicos, instituições de ensino municipais, hospitais, entre outros.

A norma também abrangia espaços privados, acessíveis ao público, como centros comerciais, instituições financeiras, instituições de ensino particulares, shopping center (s), restaurantes, supermercados, entre outros estabelecimentos.

LEIA TAMBÉM
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.