Origem Premium

Brasil é o 6º país que mais consome carne no mundo, diz pesquisa

O levantamento indica que o consumo de carne per capita no Brasil é de 42,12 kg por ano

Origem Premium*
10/02/20 às 00h00
O consumo do alimento no País quase dobrou, superando países europeus (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa realizada pela Our World in Data (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) coloca o Brasil em sexto lugar no ranking dos países que mais consomem carne no mundo . O primeiro lugar ficou com os Estados Unidos.

O relatório mostra que o consumo de carne no mundo aumentou rapidamente nos últimos 50 anos , e sua produção hoje é quase cinco vezes maior do que no início dos anos 1960 - de 70 milhões de toneladas, passou para mais de 330 milhões em 2017.

Umas das razões seria o aumento mundial da população, que passou de 3 bilhões para 7,6 bilhões em 50 anos. Embora o crescimento populacional seja um dos fatores, essa não é a única razão para a produção de carne quintuplicar.

Mais renda, mais consumo

Outra explicação importante é o aumento da renda. A média global mais do que triplicou em meio século.

Ao comparar o consumo em diferentes países, a pesquisa aponta que, tipicamente, quanto mais rico, mais carne é consumida. Não há apenas mais pessoas no mundo. Há mais pessoas que podem comprar carne .

Desde 2013, de acordo com os últimos dados disponíveis, os Estados Unidos e a Austrália lideravam o ranking global de consumo anual de carne. Juntamente com a Nova Zelândia e a Argentina, os dois países ultrapassaram a marca de mais de 100 kg por pessoa, o equivalente a cerca de 50 frangos ou metade de um boi.

A associação com a renda pode ser observada quando se analisam padrões de consumo de carne no mundo (Foto: Divulgação)

Altos níveis de consumo de carne podem ser vistos em todo o Ocidente, e, na maioria dos países da Europa Ocidental, o consumo é de 80 a 90 kg por pessoa. No outro extremo do espectro, em muitos dos países mais pobres do mundo, come-se pouca carne.

O etíope médio, por exemplo, consome apenas 7 kg, os ruandeses, 8 kg, e os nigerianos, 9 kg. Trata-se de um patamar dez vezes menor que o da média europeia. Esses números representam a quantidade de carne per capita disponível para consumo.

Países de renda média impulsionam a demanda

Essa tendência de consumo, é em grande parte, impulsionada por um crescente grupo de países de renda média, como a China e o Brasil, que registraram um crescimento econômico significativo nas últimas décadas e, portanto, um grande aumento no consumo de carne. O consumo deste alimento no Brasil quase dobrou desde 1990 - superando quase todos os países ocidentais no mesmo período.

Não apenas em consumo, também como exportador. O País registrou aumento anual de 53% nas vendas de carne bovina para outros países no primeiro semestre de 2019.

 

* Conteúdo de responsabilidade do anunciante

 

A Origem Premium nasceu em 2018, na cidade de Araçatuba (SP), considerada a Capital do Boi Gordo no Brasil. Tem como atividade principal a venda atacadista de uma carne Macia & Saborosa, Saudável & Sustentável.
 
Nossa carne tem incrível qualidade, pois une animais privilegiados a processos de excelência do início ao fim da produção. Com isso, a Origem Premium oferece a você, consumidor,uma carne macia, com alto padrão de qualidade, sabor diferenciado e baixo teor de gordura.

Caso você tenha interesse em nossos produtos, na genética exclusiva, alguma dúvida ou sugestão, entre em contato. 

contato@origempremium.com.br

 MAIS DE ORIGEM PREMIUM
VEJA TODAS DE ORIGEM PREMIUM
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.