Você sabe como é realizado o envazamento de um galão antes da chegada dele à sua casa? A esterelização é uma peça fundamental nessa parte, já que uma água contaminada é tão perigosa, que ela é uma das principais causas de doença no mundo. Por isso, todo cuidado na hora de ingerir água, até mesmo alcalinas e mineiras, é pouco.
É completamente indispensável que a empresa responsável pela água realize uma boa esterilização nos galões antes que seja realizado o envase.
Conforme uma pesquisadora da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), em estudo realizado em parceria com o INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), quando o galão não recebe a higienização devida, ele acumula as bactérias P. aeruginosa ou Psedomonas aeruginosa , que têm alta capacidade de se unirem umas às outras, formando uma espécie de lodo, conhecido como biofilme.
Ainda de acordo com o estudo, o biofilme causa uma proteção nas bactérias e as ajuda a crescer, aderindo à superfície dos galões, quando não são limpos. Se o galão não é higienizado da forma correta, o biofilme permanece no galão, causando a contaminação da nova água. Só em casos graves de contaminação é possível enxergar a bactéria.
Envasamento
A Acquatuba possui um rigoroso processo de esterilização dos seus galões. Os mesmos passam por uma rígida inspeção, onde os funcionários olham dentro dos galões e cheiram, para ter certeza da qualidade do mesmo.
Após a inspeção manual, o galão é lavado externamente com uma escovadeira e detergente alcalino. Em continuidade ao processo, ele passa por mais quatro estágio de limpeza , sendo a lavagem com soda em uma temperatura de 60ºc. O galão passa pelo ácido peracético e, sem seguida, enxágue com luz UV e água ozonizada.